DestaqueEstado

Secretária de Saúde, Vanda Paiva, participará de Audiência Pública sobre Hospital Regional de Araguaína

Divulgação
Divulgação

A secretária de estado da saúde, Vanda Paiva, está em  Araguaína onde participará de audiência pública para discutir o sistema público de saúde da cidade e apresentar projetos para melhorar o atendimento do Hospital Regional de Araguaína.

A audiência será realizada na sede das Promotorias da cidade, a partir das 14h. Aproveitando a viagem, Vanda vistoriou o Hospital neste domingo, 25, onde conversou com pacientes e equipe do Hospital.

Segundo a Sesau, no pronto socorro conversou com os pacientes que estão nos corredores da Unidade e verificou a possibilidade de retirada do setor administrativo para ampliar o setor em cerca de 40 leitos ou a locação do prédio da Clínica São Francisco. Outro local visitado foi o setor de nefrologia onde pacientes crônicos ficam internados por longos períodos.

Ainda conforme a Sesau, Vanda afirmou para os pacientes que o governo está reformulando a prestação do serviço em Araguaína, onde inclui a construção de nova unidade hospitalar com 400 leitos, 60 leitos de UTI e novo pronto socorro para atendimento de 150 pacientes dia, além da federalização de serviços que amplia a destinação de recursos e investimentos. “O projeto para Araguaína envolve muito trabalho, mas até que a nova estrutura esteja pronta, precisamos melhorar a existente, temos a possibilidade de transferir a parte administrativa para uma casa próxima e ampliar a oferta de leitos no pronto socorro para tirar os pacientes do corredor”, disse.

Dentre os problemas na unidade, Vanda Paiva argumenta que houve um crescimento significativo da demanda de pacientes sem que aumentassem o número de leitos.  “Passamos quase 10 anos sem aumentar leitos no Estado, temos o dobro de população e o dobro de serviços prestados, sem leitos é impossível atender a demanda. Por isso a construção e ampliação das unidades hospitalares e uma das estratégias para melhorar o atendimento”, salientou.

(AF Notícias)