Estado

Seduc compra equipamentos para auxiliar professores com problemas de voz

Divulgação

Na sala de aula, o som da rua se mistura às vozes de dezenas de crianças e adolescentes. Para conseguir prosseguir a aula, o professor fala alto. Quando consegue um pouco de silêncio, passa as próximas horas falando sem parar, explicando o conteúdo das disciplinas. A situação faz parte da rotina de muitos professores e em alguns deles, quando menos se espera, surgem problemas de saúde como a rouquidão, a dificuldade para falar e a dor.

De instrumento de trabalho, a voz passa então a ser um transtorno na vida desses profissionais da educação.

Segundo o Conselho Federal de Fonoaudiologia, os professores estão entre os mais prejudicados, profissionalmente, no que diz respeito à voz. Falar sem parar pode causar problemas que precisam ser levados em consideração, como calos nas cordas vocais, perda da intensidade da voz, rouquidão, ensurdecimento, cansaço e fadiga.

Para auxiliar professores da Rede Pública de Ensino, que já começaram a apresentar estes sintomas, a Secretaria Estadual da Educação realizou uma licitação para adquirir 600 microfones. Os equipamentos irão ajudar no trabalho desses profissionais em sala de aula e diminuir os casos de remanejamentos funcionais.

“Dados do setor de Saúde do Trabalhador, da Seduc, revelam que problemas ligados a saúde vocal estão entre os principais fatores de adoecimento dos professores. A novidade já deve estar disponível para os educadores no início do próximo ano letivo e faz parte de uma série de ações desenvolvidas para garantir qualidade de vida para os professores, como, por exemplo, a aquisição de quadros brancos e canetas próprias que acabam com o problema do giz, que provoca alergias“, explicou o secretário estadual da Educação, Danilo de Melo.

A Seduc também realiza atividades preventivas e de formação continuada para que o professor faça uso adequado da voz.

Investimento

O Microfone – Kit Professor é composto por uma caixa acústica amplificada, um microfone auricular e uma bolsa para transporte. O professor fica com o microfone preso à orelha e a caixa à cintura, permitindo que as mãos continuem livres, sem prejuízo aos movimentos.

O custo unitário do aparelho é de R$125,00, perfazendo um total investido de R$ 75.000,00 com a aquisição de 600 unidades. (Ascom/Seduc)