Estado

Segunda pesquisa IBOPE sobre sucessão em Araguaína mostra Ronaldo Dimas com 56% das intenções contra 30% de Valderez

Divulgação

A segunda rodada de pesquisa do Instituto Ibope para as eleições de Araguaína, realizada entre os dias 18 e 20 de setembro com 602 entrevistados, mostra que o candidato Ronaldo Dimas (PR) mantém a liderança com 56% das intenções de voto, com crescimento de 4 pontos percentuais, contra 30% de Valderez Castelo Branco (PP), com queda de 1 ponto percentual.

A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais. A pesquisa foi contratada pelo Sindicato Rural de Araguaína (SRA).

Votos Branco ou nulos representam 5% e os indecisos são 9%. “As pesquisas realizadas pela entidade serão amplamente divulgadas para evitar plágios ou distorções. Nossas ações dependem diretamente da política, assim como as de todas as entidades. Somos uma classe e precisamos ter dados sérios, daí nosso interesse em fazer nossa própria pesquisa”, afirmou o presidente do SRA, Monteiro de Araújo Filho.

A pesquisa tem um grau de confiança de 95% e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, sob protocolo nº TO-00297/2012.

Nesta terça (25) o SRA fará coletiva, às 9h da manhã, na sede administrativa do Sindicato, localizada no Parque de Exposições, para falar da segunda pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência/Sindicato Rural de Araguaina sobre a sucessão eleitoral à Prefeitura de Araguaina (TO).

Destaques por faixa etária

O candidato do PR cresce de forma significativa entre os eleitores com 50 anos e mais (42% para 58%); entre os que possuem escolaridade entre 5ª e 8ª série (47% para 57%); e entre os de renda familiar acima de 2 salários mínimos (52% para 58%). Ronaldo Dimas não apresenta variações negativas expressivas em relação à primeira rodada da pesquisa.

A candidata Valderez, por sua vez, oscila negativamente, em 5 pontos percentuais entre os que possuem 50 anos ou mais (34% para 29%).

Espontânea

Na pergunta espontânea, quando os entrevistados não recebem o disco com os nomes dos candidatos que estão disputando o pleito, o cenário permanece favorável ao candidato do PR, que recebe 55% das intenções de voto, 8 pontos percentuais acima em comparação à rodada anterior. Valderez é mencionada por 29% dos eleitores, 1 ponto percentual a menos em relação à última pesquisa.

Aqueles que não sabem ou optam por não responder a pergunta são 10% (eram 15% na primeira rodada), e outros 6% dizem que pretendem anular o voto ou votar em branco, 2 pontos percentuais a menos em relação à última medição.

Expectativa de Vitória

Independente do voto declarado, 62% dos eleitores acreditam que Ronaldo Dimas será o próximo prefeito de Araguaína, 18 pontos percentuais acima em relação ao observado na primeira pesquisa, enquanto que 26% citam Valderez – queda de 11 pontos percentuais. Já 12% dos eleitores não sabem quem será o vencedor do pleito, ou não responderam a questão, 7 pontos percentuais a menos que os 19% da rodada anterior.

Rejeição

O IBOPE Inteligência também questionou os eleitores sobre em quem eles não votariam de jeito nenhum. A candidata Valderez é a mais citada com 44% de citações, crescendo 6 pontos percentuais. Ronaldo Dimas é preterido por 23% dos eleitores, mesmo índice da rodada anterior. Outros 13% dizem que poderiam votar em todos. Aqueles que não sabem responder a pergunta ou recusam são 22%.

Avaliação da administração municipal

A administração do atual prefeito, Valuar Barros (DEM), é considerada como péssima/ruim por 65% dos eleitores de Araguaina. Já para 23% sua administração é regular e 9% avaliam-na como boa/ótima. Ainda, 75% dos eleitores desaprovam sua administração, versus 17% que aprovam. Outros 7% não sabem ou não respondem à pergunta.

Ainda segundo os eleitores de Araguaina, saúde é a área com mais problemas na cidade, mencionada por 83% dos respondentes. Em seguida, aparece segurança pública com 42%, seguida de educação com 41%.

Avaliação das administrações estadual e federal

Já a administração do Governador Siqueira Campos (PSDB) é considerada regular por 38% dos respondentes, contra 36% que avaliam como boa/ótima. A avaliação péssima/ruim é feita por outros 24%, enquanto 2% não sabem ou não respondem a pergunta.

A administração da Presidente Dilma Rousseff (PT) é considerada boa/ótima por 68% dos eleitores do município, e regular por 24%. Outros 6% avaliam-na como ruim/péssima. Aqueles que não sabem ou não respondem a pergunta somam 2%. (Com informações da Ascom – SRA)

(Arnaldo Filho)