Segurança Pública esclarece sobre prazo para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional
A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins esclareceu à população que não há necessidade de urgência para a confecção da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Os cidadãos têm até 2032 para fazer a troca do RG pelo novo documento. Esse prazo é para que todo brasileiro tenha tempo de trocar o seu documento sem pressa.
A renovação dos documentos deve seguir os seguintes prazos: 0 a 12 anos incompletos a validade é de 5 anos, de 12 a 60 anos incompletos, a validade é de 10 anos e acima de 60 anos, a validade é indeterminada.
“Diante desses prazos, verifica-se que não há necessidade de urgência para que seja feita a troca do documento. Se as pessoas forem, ao mesmo tempo, em busca do serviço, não conseguiremos atender com a agilidade e eficiência com as quais buscamos atuar diariamente. Todos terão a oportunidade de ter o novo documento. Isso é garantido”, reforçou a diretora do Instituto de Identificação, Elaine da Silva Monteiro Tonon.
Para ter acesso ao documento, em Palmas, é necessário fazer o agendamento através do site da SSP/TO (https://iito.ssp.to.gov.br/servicos). Toda sexta-feira, a partir das 14 horas, são liberadas novas vagas para o agendamento e posterior atendimento. Já nas demais cidades do Estado, o interessado pode se dirigir pessoalmente aos núcleos de identificação munido de certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante de inscrição do CPF (originais e cópias).
CIN
A nova Carteira de Identidade Nacional é um documento confiável, seguro, digital e possui um número único nacional, o CPF. Ela inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança e garante a identificação por meio de um documento seguro em conformidade com padrões internacionais.
Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ), com possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países.
Além disso, a nova Carteira de Identidade Nacional também está no aplicativo GOV.BR.
Fonte: AF Noticias