SENAI e Chiptronic firmam contrato: alunos contarão com ferramentas modernas nos cursos de manutenção de motocicletas
Durante um ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Tocantins receberá ferramentas tecnológicas para auxiliar no diagnóstico de defeitos em motocicletas desenvolvidas pela empresa Chiptronic de soluções automotivas. A parceria foi firmada em contrato de comodato assinado na noite desta terça, 26, no Centro de Treinamento da instituição em Palmas e foi procedida de palestra para os alunos de cursos da área de manutenção de motocicletas com o tema Injeção Eletrônica de Motos: aspectos técnicos e comerciais.
A gerente da Unidade de Planejamento do SENAI Tocantins, Valéria Coimbra, representou a diretora regional Raimunda Tavares e a instituição no ato de assinatura com o gerente de Relações da Chiptronic, Ricardo Teixeira. O Centro de Treinamento do SENAI Palmas foi representado pelo consultor Ricardo Apolinário. Na oportunidade, Valéria destacou o benefício ao aluno do SENAI que contará com equipamentos modernos para o aprendizado em cursos na área de manutenção de motocicletas, em especial motos com injeção eletrônica. A gerente destacou ainda a expectativa do SENAI em firmar novas parcerias com a empresa que até então não conta com representante no Tocantins.
Em seus apontamentos, o gerente da Chiptronic e palestrante da cerimônia, Ricardo Teixeira, mencionou pesquisa que indicou a região Norte como a campeã em concentração de motos proporcionalmente pelo número de habitantes e citou Palmas e Araguaína como municípios que figuraram entre os primeiros lugares, sem esmiuçar demais detalhes da pesquisa como a terceira cidade tocantinense que figurava no ranking.
“Nós fizemos uma pesquisa e, proporcionalmente, das dez cidades que tem mais motos, cinco estão na região norte e três estão no Tocantins. Então tem muita moto, vai ter um mercado muito grande pela frente e quem se atualizar, buscar um curso como esse que o SENAI oferece com qualidade reconhecida no Brasil e no mundo, tem grandes possibilidades de cada vez aprender mais e se tornar referência no local”, disse o gerente.
Teixeira prosseguiu a palestra abordando aspectos técnicos da área de manutenção de motos e atualizando os alunos sobre assuntos como o Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares) o qual, segundo o palestrante, estipulou prazo até 2012 para montadoras deixarem de fabricar motos carburadas, o que foi prorrogado para 2015. Ainda segundo o palestrante, o objetivo é diminuir a emissão de gases poluentes, o que acontece em maior quantidade neste tipo de moto que tem o funcionamento por meio de um sistema mecânico menos eficiente do que a injeção eletrônica.
Chiptronic
A Chiptronic é uma indústria que desenvolve soluções para área automotiva, através de equipamentos eletrônicos que são desenvolvidos para comunicação por protocolos, viabilizando soluções para diagnóstico e reparação veicular. Iniciou seus trabalhos no ano de 1998, no segmento de reparação. Atualmente, a CHIPTRONIC fornece tecnologia para mais de 4200 empresas do ramo automotivo para todo o Brasil e América do Sul (www.chiptronic.com.br).
(SENAI)