SENAI Tocantins apresenta ferramenta inovadora em Belo Horizonte. Alicate X-BF
Alicate X-BF, desenvolvido em Araguaína, foi apresentado no 2º Fórum de Investimentos do INOVA SENAI.
Um projeto de inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI Tocantins) participa esta semana da mostra Inova SENAI em Belo Horizonte – MG. O Alicate X-BF, desenvolvido na unidade de Araguaína, foi apresentado a um grupo de empresários na manhã de hoje, 04/09, durante o 2º Fórum de Investimentos do Inova SENAI, que faz parte da programação da 8ª Olimpíada do Conhecim ento.
A ferramenta promete tornar mais ágil os processos de inserção e extração de conectores BNC e F, comumente usados na instalação de câmeras, antenas de TV e outros aparelhos eletrônicos. O equipamento foi desenvolvido por Ronaldo Lima e Domingos Brandão, docentes da instituição, e pelo aluno do curso de Mecânica de Manutenção Industrial do SENAI Araguaína, Antônio Carlos.
Para Ronaldo Lima, o ponto forte do produto é a abrangência de mercado e o baixo custo. “Com essa ferramenta, o profissional consegue diminuir em cinco vezes o tempo de execução de um determinado serviço. É uma ferramenta extremamente inovadora, simples, com alto apelo comercial e bom custo-benefício”, concluiu.
Em todo o país foram 240 ideias avaliadas por uma banca de jurados que considerou aspectos como viabilidade e inovação dos projetos desenvolvidos por estudantes e professores das unidades do SENAI. Destes, 50 projetos foram selecionados para compor a mostra que acontece dentro da estrutura montada para receber a Olimpíada do Conhecimento em Minas Gerais.
“Se quisermos transformar o Tocantins e dotar o estado com indústrias competitivas, precisamos estimular a inovação dentro de nossas escolas. O alicate X-BF é um bom exemplo disso; a partir do momento que os alunos e instrutores identificaram a oportunidade de inovar, o SENAI investiu e incentivou o desenvolvimento da ferramenta”, afirmou o diretor regional do SENAI Tocantins, Carlos Assis.
(Por Marcelo Horst)