SENAI Tocantins encerra participação no Desafio de Ideias na Olimpíada do Conhecimento em São Paulo
Enquanto os competidores da etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento concluem as provas, o Desafio de Ideias – Inova SENAI mostrou aos visitantes do evento projetos inovadores para a indústria. O Tocantins foi representado pelo aluno Paulo Geovane do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI de Araguaína. A competição e eventos simultâneos, como o Desafio, acontecem no pavilhão de exposições do Anhembi na capital paulista. O encerramento e premiação da Olimpíada acontecem às 18 horas deste domingo, 18, no ginásio poliesportivo José Correa em Barueri – São Paulo.
Após apresentação realizada na tarde de ontem, os participantes do Desafio de Ideias foram avaliados pelos representantes das duas empresas patrocinadoras: Siemens e 3M. Os vencedores foram premiados em uma descontraída solenidade conduzida pelo humorista Fábio Porschat. A diretora regional do SENAI Tocantins, Raimunda Tavares acompanhou o evento juntamente com gerentes do setor corporativo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO.
O Desafio de Ideias propôs solucionar situações-problemas trazidas pela empresa de tecnologia e a fabricante de produtos domésticos. Para isso, foram formados 3 grupos para cada empresa com participantes de todo o País. Os grupos elaboraram e apresentaram soluções inovadoras e sustentáveis a partir da linha de serviços e produtos destas empresas.
O participante tocantinense, Paulo Geovane, competiu no grupo da 3M com competidores dos estados do Piauí, Sergipe, Amazonas e Santa Catarina sob a orientação do instrutor de São Paulo, Claudio Fernandes. O grupo tinha o desafio de otimizar com sugestões inovadoras a utilização de utensílios domésticos como rodo, balde e esfregão primando pela praticidade e utilidade do produto, ergonomia e satifação do usuário e sustentabilidade.
O projeto do grupo do tocantinense sugeriu a utilização de juta, fibra vegetal, em substitutição a produtos como a viscose, a em produtos da linha de limpeza já existentes na empresa mas ainda não comercializado no Brasil. “O proejto teve várias inovações, o produto já existia mas só era comercializado nos Estados Unidos e Canadá e foi muito melhorado, na ergonomia, na forma de fazer o acoplamento”, explicou o orientador.
Para exemplificar as inovações do projeto o grupo construiu um protótipo de um utensílio que reunia o balde, rodo e esfregão. A partir dele, foram demonstradas as inovações sugeridas como o aumento do tamanho da haste possibilitando a limpeza de ambientes sem que o usuário tenha que curvar a coluna, a possibilidade de limpar espaços de difícil acesso como o piso abaixo do fogão por meio de mudanças na parte mecânica que permitem uma angulação diferente e a utilização da juta, material totalmente biodegradável e com alta capacidade de absorção, segundo estudos mencionados pelo grupo.
A atuação do tocantinense foi bem avaliada pelo orientador que destacou, dentre outras características, sua capacidade de desenho como “algo impressionante. “O Paulo foi primordial principalmente na concepção da parte mecânica, no desenho e construção do protótipo na fase final. A proposta foi bem consistente, teve várias inovações, inclusive, foi utilizada uma sugestão que ele trouxe junto com o representante do Amazonas, a utilização de juta como fibra natural. Nós, aqui de São Paulo, não conhecíamos”, disse.
Priscila Cavalcante – Jornalista
Unidade de Comunicação Institucional – UCI – Palmas
Sistema FIETO – Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO, SESI,SENAI e IEL)
E-mail: [email protected]
Tel.: (63) 3228-8826 / Skype: priscilafieto
Twitter: @sistemafieto