Sinalização em região turística do Tocantins custará R$ 2,2 milhões e inclui 11 municípios
A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) assinou, nesta segunda-feira (22), o contrato para execução das obras de sinalização turística da região das Serras Gerais.
No valor de R$ 2.201.262,05, o processo de sinalização turística da região é uma demanda dos gestores e empresas ligadas ao trade turístico da região, sendo uma importante ferramenta para a comunicação turística e acessibilidade aos visitantes.
A execução do projeto de sinalização turística foi possível através do empréstimo, realizado pelo Governo do Estado junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), responsável pelo financiamento da execução do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS).
Serão contempladas com a sinalização as cidades de Almas, Arraias, Aurora, Dianópolis, Natividade, Novo Alegre, Novo Jardim, Paranã, Pindorama, Rio da Conceição e Taguatinga.
De acordo com o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o projeto principal tem por objetivo fomentar componentes da infraestrutura turística, como o melhoramento da eficácia do transporte rodoviário e melhoramento na eficiência e seleção dos serviços públicos, além de garantir o apoio ao desenvolvimento integrado do Estado.
Entre os benefícios esperados com a sinalização, estão o aumento do fluxo turístico, facilidade de acesso para os turistas; sinalização turística apropriada e harmonizada com o meio ambiente e maior segurança e conforto para as comunidades e turistas ao visitar a região.
“Nós acreditamos que o turismo é uma atividade que contempla a valorização de uma localidade. Portanto, a sinalização turística pode ser considerada uma relevante componente no ordenamento e estruturação da atividade turística em nosso Estado, pois ela influencia diretamente na interpretação das regiões e atrativos, além de facilitar o deslocamento dos nossos visitantes”, afirmou Jairo Mariano.