AraguaínaDestaque

Sindicato dos Fiscais de Araguaína questiona reajuste menor para categoria no PCCR

Os servidores do fisco municipal participaram da Assembleia Geral Extraordinária do Sindicato dos Fiscais (SINFAR),  na última quinta-feira (20/04) discutiram a proposta do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do Quadro Geral dos servidores municipais de Araguaína.

A proposta foi entregue pelo prefeito Wagner Rodrigues no último dia 14 e a previsão é que as contrapropostas sejam protocoladas pelos sindicatos até dia 15 de maio para serem iniciadas as negociações.

A proposta com citação da categoria do fisco municipal trouxe estranheza à classe, com percentual de reajuste menor (3%) e tempo maior para progressão horizontal (36 meses) em relação ao proposto para o Quadro Geral (4% e 18 meses).

Desde 2019, o SINFAR tem buscado diálogo com o Executivo Municipal para instituir a progressão horizontal da carreira dos servidores do fisco, removida pela Lei Municipal 3133/2019. Na ocasião da aprovação da Lei 3133, alertamos ao Executivo e o Legislativo, que se aprovada haveria a retirada do direito, afetando diretamente a evolução salarial dos servidores, direito este conseguida após muita luta da classe culminando com a instituição do PCCR do Fisco (Lei Complementar 50/2017). Apenas concordamos na aprovação da Lei 3133 pelo compromisso feito pelo Executivo Municipal e os vereadores em incluir esta progressão horizontal no nosso PCCR”, diz Monike da Silva Oliveira, presidente do Sindicato.

Agora ao invés de incluírem a progressão no nosso próprio PCCR, está sendo incluído através do PCCR do Quadro Geral, com percentuais e tempos de progressão diferente, gerando grande insatisfação entre a categoria“, destacou.

A presidente ressalta, que conforme compromissado na reunião do dia 14, protocolará a contraproposta na Administração e aguardará o início das negociações. Durante a Assembleia Extraordinária realizada, diversos servidores manifestaram forte indignação com a proposta apresentada, cogitando futura paralisação da categoria a depender do andamento e do não atendimento das reivindicações.

Sobre o Fisco

Os servidores do fisco compõe principalmente a Fiscalização de Posturas e Edificações Fiscalização de Vigilância Sanitária, Fiscalização Epidemiológica, Fiscalização de Meio Ambiente e Fiscalização Tributária (auditores fiscais, fiscais de tributos e agentes de arrecadação).

Em conjunto, os servidores do fisco municipal atuam desde a promoção da saúde da população e do meio ambiente sustentável e equilibrado, até em ações que resultam na prevenção de doenças, ocupação e construção adequada de áreas urbanas, coibição de práticas que afetam o meio ambiente, bem como na averiguação do cumprimento de obrigações tributárias.

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura de Araguaína informa que foi entregue a primeira minuta do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) dos servidores públicos municipais do quadro geral de Araguaína. O documento é uma proposta e está em análise dos sindicatos e entidades de classe.

Município informa ainda que aguarda o posicionamento dos representantes para elaboração do projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal.

Fonte: AF Noticias