Estado

Sine tem mais de 3,2 mil carteiras de trabalho esquecidas pelos donos em todo o Tocantins

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) informou nesta quarta-feira (8) que há mais de 3,2 mil carteiras de trabalho guardadas nos estoques em todo o Tocantins. São documentos que foram esquecidos pelos donos após a solicitação. As mais antigas são de 2001 e estão paradas há quase 20 anos.

A situação, de acordo com a gerente do Sine de Palmas, Cleudiana de Mesquita, se explica porque em muitos casos o trabalhador pede o documento tendo em vista uma vaga específica. Quando não é contratado, acaba deixando de ir buscar a carteira. “Além disso, existem casos de mudança de cidade, falecimento, dentre outros motivos”, diz ela.

Para fazer a retirada da carteira de trabalho para a apresentação do RG ou o protocolo do pedido. Ela é essencial para quem quer ingressar no mercado formal de trabalho e garante direitos como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Após solicitada, o prazo para a chegada do documento é de cinco dias. Se ninguém for buscar, a carteira acaba sendo arquivada.

Em Palmas, quem quiser fazer o pedido da carteira deve ir ao Sine da Quadra 104 Sul, próximo ao Camelódromo, com os documentos pessoais originais (RG e CPF), uma foto 3X4 e comprovantes de endereço. Os trabalhadores que necessitarem da 2ª via devem apresentar boletim de ocorrência que registre a perda ou roubo do documento.

Fonte: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2019/05/08/sine-tem-mais-de-32-mil-carteiras-de-trabalho-esquecidas-pelos-donos-em-todo-o-tocantins.ghtml