Estado

Siqueira Campos diz que é a favor da venda da Celtins e que conversou com o ministro Lobão sobre substituição da concessionária

Divulgação

O governador do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB) é a favor da venda da Celtins. A declaração foi dada durante solenidade de lançamento do II Polo da Seringueira, em Palmeirópolis, nessa quinta-feira, 6. “O Estado é meio dono da Celtins. É preciso transferir ações, que estão na mão do Grupo Rede, para uma empresa que esteja mais saudável no sentido econômico-financeiro”, declarou o governador.

Siqueira também contou que já teve uma conversa com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, sobre a nova empresa que assumir a concessionária: “Vamos estar examinando isso com toda responsabilidade e fazer uma parceria: empresa privada e o governo do Estado. O governo federal tem procurado estar de acordo”, disse o governador

Na semana passada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou a intervenção administrativa em oito concessionárias do grupo Rede Energia que operam nos estados do Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Para a Aneeel, o endividamento da concessionária coloca em risco a prestação adequada dos serviços de eletricidade.

Para Siqueira, a Aneel precisa ter cautela na intervenção para não prejudicar a classe empresarial: “O governo estadual não tem condições de fazer intervenção, mas o empresariado é nosso parceiro. Consegui tirar o Tocantins do 1ª lugar em tarifas altas e colocar em 11º lugar. ”

A J&F Holding, que controla o frigorífico JBS, maior processador de carnes do mundo, já manifestou interesse em adquirir as concessionárias de energia do Grupo Rede Energia. Entre elas a Celtins, a Centrais Elétricas do Pará (Celpa), em processo de recuperação judicial, a Cemat (Mato Grosso), Enersul (Mato Grosso do Sul), e Vale Paranapanema, Caiuá, Companhia Nacional e a Bragantina.

(Cleber Toledo)