Estado

Sistema de macrodrenagem no Parque Cimba resolverá problemas de alagamentos às marges do Neblina, afirma Dimas

Divulgação
Divulgação

Em dezembro de 2012, a população de Araguaína sofreu com os constantes alagamentos, tanto nos setores periféricos, como no centro da cidade. Mas o fim desse problema está bem próximo com a construção do sistema de macrodrenagem no Parque Benedito Boa Sorte. Foi isso que garantiu o atual prefeito Ronaldo Dimas (PR) em entrevista, quando explicou detalhes do projeto.

O projeto

Criado através do decreto Nº 004/2013, o Parque Benedito Boa Sorte, obra orçada em R$ 5 milhões, será construído  numa área de 158.085 m² localizada entre a Rua Castelo Branco  e a Avenida Amazonas no setor Araguaína Sul.  O local também será beneficiado com a chegada da  Avenida  Norte, via expressa, que será construída para desafogar o trânsito.  Esta será a continuidade da Marginal Neblina, saindo da Avenida Filadélfia até a BR-153, próximo ao antigo posto da PRF (Setor Barros).

Segundo o projeto, o Parque Urbano será formado por três lagos,  pistas de caminhada, equipamentos de ginástica e bosque. Além da preservação das ruínas históricas, no local terá um parque infantil, pista para esportes radicais, ciclovia e uma lanchonete.

Macrodrenagem

Para Ronaldo Dimas, a obra além de ser utilizada como área de lazer, será indispensável para a resolução de problemas como os alagamentos no centro comercial de Araguaína e ao longo da Marginal Neblina. Neste local será implantado um sistema de macrodrenagem, onde o volume de água advindo pela chuva será armazenado e liberado posteriormente de forma controlada.

O parque receberá toda a água das partes mais altas da cidade e setores vizinhos por  meio galerias pluviais. Dimas explica que no leito do córrego será construído um barramento, onde o líquido armazenado será liberada aos poucos através de tubulações, para assim evitar o alagamento ao longo das margens do córrego Neblina. O prefeito ainda ressaltou que durante a chuva o espelho da água aumentará o nível, inclusive deixando submersos os equipamentos de ginástica, que por esse motivo já serão apropriados.

Previsão

O prefeito Ronaldo Dimas acredita que a obra será iniciada até o mês de Julho deste ano. A execução está em fase de estudo, sobretudo no que se refere à quantidade de pessoas impactadas e/ou desapropriadas. No entanto, as famílias afetadas poderão receber como  indenização casas populares, segundo Ronaldo.

(Arnaldo Filho)