DestaqueEstadoPalmas

Som alto tira o sono de pessoas que vivem às margens da praia da Graciosa em Palmas

No fim de semana, as pessoas que moram às margens da praia da Graciosa em Palmas dizem que não conseguem dormir. O som extremamente alto dos carros de som que estacionam na orla ultrapassa as paredes das casas e apartamentos. É praticamente impossível ter sossego, segundo os moradores.

A Guarda Metropolitana de Palmas informou que fazem patrulhamento em todas as regiões da cidade e que na madrugada de domingo autuou infratores na praia.

Um vídeo enviado por um homem que preferiu não se identificar mostra o barulho e o incômodo. Ele faz as imagens dentro do quarto para mostrar a altura do som, em frente ao píer 1. Do apartamento, é possível ver a orla. O vídeo foi gravado por volta das 4h50 deste domingo (29).

Som alto incomoda moradores na orla da Praia da Graciosa em Palmas

Som alto incomoda moradores na orla da Praia da Graciosa em Palmas

O morador informou que após as denúncias, é colocada uma van para fiscalizar a orla, mas só no domingo à noite, quando os carros não estão mais lá. O problema ocorre nas sextas e sábados, segundo ele.

Quem opta por morar no local preza pela vista, que tem uma beleza peculiar por causa do lago de Palmas e da praia, um dos pontos turísticos maios frequentados da capital.

O problema é recorrente e já foi mostrado pelo G1No mês de abril, a Guarda Metropolitana de Palmas informou que faria mudanças no atendimento das denúncias de som alto na cidade. Na época, segundo a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), cerca de 80% das denúncias de perturbação de sossego eram causadas por som automotivo. Além de serem multados os infratores seriam ser levados para a delegacia e autuados por contravenção penal, conforme as informações.

Outro lado

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana disse que a Guarda Metropolitana de Palmas trabalha de forma conjunta com a PM, Polícia Civil, Fiscalização Urbana Municipal e demais órgãos responsáveis para garantir o sossego público e o cumprimento do Código de Postura do Município. Informou ainda que realiza patrulhamento em todas as regiões da cidade e que qualquer demanda pode ser acionada por meio do 190 ou do 153.

Destacou também que a Guarda Metropolitana realiza de forma planejada em conjunto com os demais órgãos de segurança operações que são conhecidas como Sossego, onde fiscaliza o funcionamento de bares, lanchonetes e outros tipos de estabelecimentos comerciais na capital e que a guarda autuou infratores na madrugada deste domingo na Praia da Graciosa.

Fonte: G1 Tocantins