Super alunos
Parabéns para a revista ISTOÉ desta semana pela reportagem de capa direcionada aos super alunos. Eles não são gênios, mais conseguiram entrar nos mais conceituados cursos das melhores universidades do Brasil e até do mundo. São eles: Gustavo Braga, Mariana Vilas Boas e Higor Borges Lima, durante a reportagem fica claro que esses estudantes, todos de escolas públicas e de baixo poder aquisitivo enfrentaram muitas dificuldades, mais o importante é que nunca desistiram de seus objetivos. E que nem só de boas escolas se faz um estudante. Outros fatores também influenciam, além de mostrar o caminho certo para ser um bom aluno e a valorização da escola pública no Brasil.
O CAMINHO PARA SER UM BOM ALUNO;
1- É preciso querer em primeiro lugar. É necessário ter dedicação, organização e entusiasmo. Aprenda a ter disciplina ( seguir regras e horários) e estabelecer prioridades.
2- Seja curioso: leia um pouco de tudo, até mesmo para você descobrir quais são as áreas de que mais gosta. Saber se expressar adequadamente e ter um bom texto são habilidades cada vez mais valorizadas.
3- Não confie na memória, pura e simplesmente . Crie registros por escrito do que você leu ou viu em aulas. Isso ajuda o cérebro a estruturar o conhecimento e facilita a consulta. Caso você tenha dúvidas.
4- Não limite os estudos ao ambiente escolar. Bibliotecas e espaços de educação informal estão por toda parte, inclusive no mundo virtual. Pergunte, pesquise, decubra.
Angelo Cássio Bezerra do Nascimento – Colunista