Técnicos da UFT voltam atividades na segunda; greve dos professores continua
Após assembleia geral realizada nessa segunda-feira, 20, os técnicos administrativos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) decidiram aceitar a proposta do governo federal e pôr fim na greve iniciada há mais de 90 dias.
No entanto, as atividades só iniciarão a partir da segunda-feira, 27. A informação é do o presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Universidade Federal do Tocantins (Sintad), Edy César.
“A decisão por enquanto foi aprovada somente pelos técnicos administrativos da Capital. Durante todo o dia de hoje [terça-feira, 21] serão realizadas assembleias nos outros campi do Estado para que os demais servidores avaliem a proposta”, explicou.
A oferta do governo prevê aumento salarial de 15,8% dividido em três anos e reestruturação do plano de carreiras. “A proposta não atende a expectativa da categoria, mas tivemos que acatar porque percebemos que as chances de negociações haviam encerrado”, enfatizou.
Professores
O comando de greve da UFT realiza uma assembleia geral nesta quarta-feira, 22, a partir das 15 horas, no auditório do Bloco III, em Palmas, para discutir a contraproposta apresentada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).
O Andes elaborou uma contraproposta a ser apresentada ao governo federal, a partir das indicações das assembleias gerais realizadas na última semana.
As alterações respeitam os princípios da proposta do sindicato, alterando o valor o piso para R$ 2.018,77 e o percentual dos degraus entre níveis de 5% para 4%.
Desta forma, projeta malha salarial entre o piso e o teto propostos pelo governo.
(Cleber Toledo)