Estado

Técnicos do MEC conhecem UBS onde estudantes de Medicina vão fazer estágio em Araguaína

20150417083214_cimbaA Secretaria Municipal da Saúde de Araguaína, receberá nesta sexta-feira, 17, às 9h, representantes do Ministério da Educação (MEC) para discutir a implantação do curso de medicina na cidade, que ficará sob a responsabilidade da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A vinda dos representantes do MEC a Araguaína é para visitar “in loco” as unidades básicas de saúde que deverão ser utilizadas nos estágios dos futuros alunos do curso de medicina.

Pelos novos critérios do Governo Federal, para liberação de cursos de medicina, é obrigatório que na grade curricular dos estudantes conste o atendimento nas redes de Atenção Básica de Saúde, gerenciadas pelos municípios.

Ainda, durante reunião, o secretário da Saúde, Jean Coutinho falará sobre o funcionamento das UBS do Município e levará a equipe do MEC a duas Unidades de Saúde, a do JK, que já está totalmente informatizada, e a Manoel Maria, no Setor Cimba.

O secretário destacou a importância da visita do MEC e da parceria entre Município e UFT na implantação do curso de medicina.  “A visita é de suma importância, pois as duas partes vão discutir a autorização do curso que, quando estiver funcionando, deverá movimentar ainda mais a economia regional, além de reafirmar Araguaína como importante polo educacional e referência em saúde”, disse.

Parceria Prefeitura e UFT

Já foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) convênio assinado entre a UFT e a Prefeitura, que garantirá a implantação do novo curso de graduação em Medicina. O documento estabelece a realização de residências médicas, cursos de especialização, aperfeiçoamento, estágio estudantil supervisionado, pesquisas e extensão acadêmica nas unidades de saúde do município, beneficiando os novos universitários do curso.

O convênio foi assinado no dia 17 de dezembro de 2014 e tem um prazo de vigência de até 5 anos, contando a partir da assinatura com as entidades envolvidas.

Benefícios

A Rede Municipal de Atenção Básica compreende 18 unidades básicas de saúde de Araguaína, além do Hospital Municipal e da Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro – UPA 24 horas. Com a pactuação do Município e UFT, será possível inclusive que o estudantes participem de cirurgias de pequeno e médio porte, com o acompanhamento dos professores de estágio supervisionado e um coordenador responsável pelo fluxo de alunos nas unidades.

(AF Notícias)