Estado

Temporada de Praias movimenta o estado do Tocantins de norte a sul

Divulgação
Divulgação

Turistas de diversas partes do Tocantins e do Brasil estão se rendendo às belezas dos rios do Estado neste mês de julho. Na temporada, que se estende até agosto em muitos municípios, 34 praias foram estruturadas para atender bem ao visitante e promover lazer e diversão.

No último final de semana, uma multidão de turistas invadiu as praias do Tocantins. “A estrutura foi montada e tivemos um final de semana maravilhoso onde se pode constatar a alegria sentida nos elogios e nas criticas construtivas que nós recebemos quando visitamos as praias de Araguacema e Peixe”, comemorou o presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado (Adtur), Omar Hennemann.

Em Araguacema, a expectativa é de que 80 mil pessoas visitem a praia da Gaivota. De acordo com a prefeita Isabela Simas, a estrutura oferecida pelo governo do Estado contribuiu para movimentar a cidade e atrair os turistas que se encantam com as belezas do rio Araguaia. “Resgatar a temporada de praia de Araguacema era um compromisso de campanha. E foi por isso que eu vim a Palmas conversar com o Eduardo Siqueira Campos, secretário de Relações Institucionais, e com o Governador do Estado para pedir essa parceria e esse apoio para realizar a temporada da Praia da Gaivota”, afirmou a gestora.

Segundo a prefeita, Araguacema é uma cidade turística, onde o povo vive de turismo. Sem o apoio do governo do Estado, a prefeitura não teria como montar a estrutura que está disponível ao visitante na Praia da Gaivota. “O governo do Estado nos recebeu muito bem e colocou a nossa praia como prioridade, sendo do Grupo A. Está sendo a realização de um sonho, o sonho do povo de resgatar a temporada de praia da cidade”, agradeceu.

Ajustes

Em alguns municípios do estado a montagem da estrutura sofreu atraso por conta do nível do rio, que demorou a baixar este ano. Mas já no próximo final de semana, a expectativa da Adtur é que todas as 34 praias estejam com a estrutura pronta para receber os banhistas. Na avaliação feita pelo presidente da Agência, “isso não será um problema; pelo contrário, nesta semana tudo estará montado e a temporada nesses municípios será estendida até agosto”.

Omar cita como exemplo as praias do Bico do Papagaio nas cidades de Araguatins, Xambioá e Araguanã, todas às margens do Rio Araguaia, que somente nesta semana tiveram os bancos de areia emersos. Em Xambioá, por exemplo, a prefeitura resolveu adiar a abertura oficial da Praia Ilha do Campo para 20 de julho, informando à Adtur que tal mudança “se faz necessária devido à chegada tardia do verão na região e consequentemente à demora das águas do Rio Araguaia em baixar, impossibilitando assim os bancos de areia das praias de virem à tona”.

No município de Araguatins, o prefeito Lindomar Madalena, afirmou que o adiamento da temporada também se deu por conta do nível da água, mas disse que apesar disso está otimista com as praias este ano. Segundo ele, a compensação vem com a montagem da estrutura da praia fornecida pelo governo e Sebrae. “Ai, sim, vai ficar melhor ainda. Aqui, vamos receber mais de cinco mil pessoas por fim de semana”, comemora o prefeito.

Em Araguanã, o comerciante Anastácio Alves dos Reis, que completa nessa temporada 15 anos de restaurante na Praia Ilha da Ponta, está mais otimista do que nunca. “Esse ano, com a ajuda do governo, a coisa vai melhorar”, disse ele. Não menos confiante está a secretária de Turismo do município, Mauriene Almeida, que espera para esta temporada de 10 a 15 mil pessoas por fim de semana. “O comércio, os barraqueiros e os turistas esperam o ano inteiro por essa época”, diz.

(SECOM)