Tocantinenses aderem à força do WhatsApp para divulgar negócios e aumentar lucro; veja dicas
O WhatsApp é uma ferramenta muito valiosa para alavancar as vendas em muitos tipos de negócios por seu grande poder de propaganda ao alcance de todos. E tem funcionado especialmente bem para a divulgação de pequenos negócios no Tocantins, Estado que tem uma população voltada para o empreendedorismo.
Foi assim que a boleira Marleide Silva, de Araguaína, conseguiu triplicar as vendas dos seus bolos nos últimos dois anos. Ela trabalha no ramo há mais de 7 anos, porém, foi a filha que deu a ideia de criar um grupo no zap só para divulgação dos bolos da mãe. Nele, as clientes sugerem modelos e recheios de cada peça.
Agora, Marleide conta que a maioria de suas clientes resolve tudo pelo aplicativo e só encontra a pessoa no ato da entrega.
Já Fernanda Costa, que trabalha como faxineira em Araguaína, diz que estava com pouco serviço e passando por dificuldades financeiras, foi então que uma de suas clientes teve a ideia de anunciar os serviços da faxineira em vários grupos com fotos e vídeos dos ambientes da casa antes e depois das faxinas.
Fernanda conta que o mês de agosto costumava ser de pouco serviço, mas agora já não tem mais disponibilidade para novos trabalhos nos próximos dez dias. “Estou lotada de serviço, têm dias que faço duas faxinas, só eu sei como essa divulgação foi boa pra mim! Até passo faxina para outras colegas”, disse.
Mesmo para quem possui loja ou empresa física, o WhatsApp é importante. Laura é vendedora de roupas numa loja e mostra as novidades pelo aplicativo. Ela separa as peças de acordo com o gosto de cada cliente e isso otimiza o tempo delas. As clientes já chegam sabendo exatamente as mercadorias que vão provar.
Fica claro então que os grupos de WhatsApp não podem ficar de fora do seu negócio, mas, como tudo na vida, requer alguns cuidados, aqui apontamos algumas dicas de especialistas.
1 – Peça autorização para seus clientes
Adicionar a pessoa em uma lista, sem avisar, e começar a enviar um monte de mensagens é invasivo.
Você pode perder o cliente fazendo isso, pois nem todas as pessoas se sentem à vontade recebendo uma enxurrada de mensagens, muito menos entrando em um Grupo no WhatsApp que elas não desejam.
2 – Pense nos 3 pilares do sucesso, que são: atrair, engajar e converter. Você pode seguir essa estratégia perfeitamente no WhatsApp! Ou seja, não foque na venda em si, mas leve o seu possível cliente a conhecer e gostar do seu serviço ou produto.
4 – Eduque seu cliente com conteúdos bons que sejam relevantes para ele. Mas faça isso de coração, sem ser algo forçado ou mascarado. Essa é a chance de criar relacionamento com o cliente para melhorar o seu negócio.
Não foque na venda, foque no cliente! Tire dúvidas e procure ajudar até sobre assuntos sem relação com seu negócio.
5 – WhatsApp não é revista de catálogo. Máximo de 5 fotos por publicação!
Não poste muitas fotos, principalmente se o grupo não é só seu! Isso deixa o ambiente virtualmente poluído, e pode facilmente cansar seus clientes, a ponto de saírem do grupo ou simplesmente ignorarem suas postagens. Nesse caso, o tiro realmente sai pela culatra.
Os especialistas em marketing virtual aconselham a apostar em poucas fotos impactantes que representem o melhor do seu produto ou serviço. Então quando o cliente mostra interesse, você envia mais filmagens no privado ou adiciona esse número em um outro grupo específico.
6 – Use o whatsApp Web.
Qualquer pessoa pode usar o WhatsApp pela internet. Para acessar o WhatsApp pelo computador:
- Acesse o WhatsApp Web no endereço https://web.whatsapp.com/.
- Uma tela com um código QR será exibido.
- Abra o WhatsApp em seu celular.
- Toque em Ajustes/Configuração.
- Toque na opção WhatsApp Web/Desktop.
- Leia o código QR que está na tela do computador. É só apontar a câmera do seu celular para a tela do navegador.
- O escaneamento do celular será feito na tela do computador.
- A tela do WhatsApp vai carregar em seu computador.
Assim, fica muito mais fácil para você digitar, enviar imagens e se comunicar com seus clientes. Você não se cansa usando o celular, digitando em uma telinha pequena.
7 – Aproveite o status do WhatsApp
Aqui está uma estratégia bem bacana para usar o WhatsApp para negócios. O Status do WhatsApp é um recurso parecido com as stories que podemos ver no Instagram e Facebook.
É um sistema de postagem idêntico ao que existe no Snapchat, no qual você envia um conteúdo que fica disponível por apenas 24 horas. Depois desse tempo, o conteúdo desaparece! O status do WhatsApp, inclusive, já pode ser acessado pelo WhatsApp Web, viu?
Os conteúdos para postar no status podem ser:
- Promoções do dia, aquelas que acabam em 24 horas;
- Alguma peça nova que chegou em sua loja de roupas;
- Um produto novo que você recebeu em sua loja de alimentos;
- Um antes e depois de uma tintura realizada em seu salão de beleza;
- Um projeto de arquitetura que você finalizou e muito mais!
O céu é o limite para essa geração de conteúdo! Foque na elaboração de imagens bonitas e atraentes para publicar no status.
Fonte: AF Notícias