Tocantins atende cerca de três mil alunos através do Ensino Especial
Primando pela qualidade da educação, o Governo do Estado continua com as atividades dedicadas aos alunos da Educação Especial. Atualmente, o Estado atende, com Salas de Recursos Multifuncionais, 82 municípios, 147 unidades escolares e 3.032 alunos.
São 202 professores que estão constantemente em formação para atender as três áreas específicas do ensino especial: deficiência visual, auditiva e intelectual. Por meio da Seduc – Secretaria da Educação, além da orientação aos professores e aos pais, se produz material didático em braile e outros solicitados pelas unidades escolares. A Seduc atende escolas públicas estaduais, municipais, federais e privadas.
Há um monitoramento realizado pela equipe da Diretoria de Inclusão e, com isso, se conhece as necessidades de cada aluno e de cada escola.
Em parceria com o Instituto Êxodo, a Secretaria da Educação oferece aos professores e à comunidade um curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais, com uma carga horária de 320 horas. O curso tem o objetivo de formar interpretes em Libras e a ideia é que seja oferecido para os técnicos das Diretorias Regionais de Ensino, para que a inclusão de fato aconteça.
( Seduc/TO)