BrasilDestaqueEstado

Tocantins manterá em dia salário dos servidores com socorro federal, diz secretário da Fazenda

O secretário de Estado da Fazenda e Planejamento (Sefaz), Sandro Armando, participou na tarde desta segunda-feira (23), de uma videoconferência com o presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, para tratar sobre sobre os impactos da Covid-19.

Conforme o secretário, o socorro aos Estados anunciado pelo presidente vai aliviar o caixa e permitir o pagamento em dia do salário dos servidores públicos.

“Houve um posicionamento do governo federal e dos seus ministros quanto a questões pendentes, e foram anunciadas algumas medidas de socorro aos estados, como a suspensão pelo prazo de seis meses das dívidas do Estados com a União e com os bancos estatais. Para o Tocantins isso representa algo em torno de R$ 120 milhões. Isso vai aliviar o caixa do Estado. A gente considera que são medidas positivas e que vão nos dar força para cuidar da população e investir nas áreas essenciais, além de manter em dia o salário dos servidores”, afirmou.

O presidente Jair Bolsonaro destacou que pretende cooperar com os governadores e fez uma fala otimista sobre o sucesso que o Brasil obterá no combate ao novo Coronavírus, mas destacou que o governo trabalha para evitar um colapso econômico que pode gerar mais desempregos no país.

Entre as medidas apresentadas pelo presidente Bolsonaro está um plano de R$ 85,8 bilhões para fortalecer Estados e municípios que inclui, entre outras propostas, aumento do repasse de transferência para a Saúde, recomposição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); suspensão de dívidas dos Estados com a União; e mudanças no Pacto Federativo.

Fonte: AF Noticias