DestaquePalmas

Tocantins receberá pela 1ª vez encontro do grupo oficial do G20 para engajamento de jovens

Palmas receberá, nos dias 2 e 3 agosto, o encontro do grupo oficial de engajamento do G20, o Y20 (Youth 20). A ação é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju). O evento será realizado pela primeira vez na história do Estado e visa o fortalecimento das políticas públicas de juventude.

Y20 atua desde 2010 para que jovens dos países que compõem o G20 possam dialogar entre si e, na condição de futuros líderes dos seus países, participar como protagonistas dos processos de reflexão e ampliação da consciência sobre questões globais, compartilhar experiências e conhecimento, argumentar, negociar e construir propostas, soluções e consensos.

O Tocantins trabalhará três eixos: Inclusão e diversidade; Transição energética e desenvolvimento sustentável; e Inovação e futuro do mundo do trabalho. As inscrições para o evento em Palmas, podem ser feitas pelo link https://tinyurl.com/yukxfb5h até o dia 29 de julho.

Programação

A solenidade de abertura será realizada no dia 2 de agosto, às 8h, no auditório do Tribunal de Justiça. A programação segue no dia 3, das 8h às 18h, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, com as discussões dos grupos de trabalho.

Grupo dos 20

O G20 é composto por 19 países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, India, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.

Os integrantes do grupo representam cerca de 85% da economia mundial, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população do planeta.

Em 2024, a presidência do G20 é exercida pelo Brasil. É a primeira vez que o país lidera as discussões do grupo multilateral. Uma das novidades sugeridas pelo governo brasileiro é o G20 Social, um movimento para fazer com que diversas vozes da sociedade tenham relevância nos debates que chegarão aos líderes internacionais. A próxima presidência o grupo caberá à África do Sul.

Fonte: AF Noticias