Transferência de adolescente para HRA não põe fim ao sofrimento da família em Araguaína
A transferência do adolescente Gabriel Felipe Sousa Assunção, 17 anos, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o Hospital Regional de Araguaína (HRA), sequer amenizou o sofrimento da família do rapaz. Ele está internado na Ala Amarela da unidade desde a última sexta-feira (9), mas até agora não teria feito exame de tomografia a fim de comprovar ou descartar a suspeita de AVC.
O descaso com a saúde do adolescente vem sendo denunciado desde a semana passada pelo portal AF Notícias.
Tio do garoto, Higor Alves de Sousa entrou em contato novamente com o portal para relatar o drama. “Ele está do mesmo jeito desde o dia em que chegou no Hospital Regional. Não teve nenhuma melhora. O hospital ainda privou a família de vê-lo. O assistente social falou hoje pra minha esposa que foi proibido de dar informação para a família”, denunciou.
VEJA MAIS SOBRE O ASSUNTO
- Na UPA há 5 dias, adolescente com suspeita de AVC não consegue vaga em hospitais
- HRA encontra vaga para adolescente após denúncia; UPA nega falha no atendimento
Exame de tomografia
Segundo o tio do adolescente, o exame de tomografia estava marcado para a tarde dessa quarta-feira (14), mas foi remarcado para a sexta-feira (16) no Hospital Dom Orione (HDO). Contudo, a família disse ter sido informada que não tem nenhum exame agendado em nome de Gabriel Felipe para os próximos dias.
“Para nossa surpresa, o exame que estava marcado para as três horas da tarde foi cancelado sem explicação, mesmo sabendo que o pedido é de urgência”, desabafou o tio do adolescente.
Higor disse que sua esposa teria sido informada que o exame não foi realizado porque Gabriel estava muito agressivo. “Quer dizer que eles não têm nenhum mecanismo para aplicar uma medicação e fazer o exame? Estamos está achando tudo isso muito estranho”, reclamou.
“Queremos apenas saber o que está acontecendo!”, finalizou o tio em súplica.
O QUE DIZ A SAÚDE
O AF Notícias questionou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre a situação do adolescente.
Em nota, a SES disse que o jovem deu entrada no dia 09 de julho pela Sala Amarela e está sendo acompanhado pela equipe de Neurologia. Conforme a Saúde, foi realizada Tomografia de Crânio e punção liquórica para descarte de suspeita de meningite. Com o resultado do exame, foi evidenciada a necessidade de exame complementar (arteriografia cerebral, realizado pela pactuação vigente no Hospital e Maternidade Dom Orione (HMDO) ).
“O referido exame foi marcado para esta quarta-feira, 14, porém não pode ser realizado devido a instabilidade clínica do paciente, contra indicando o seu deslocamento. O exame foi remarcado para sexta-feira, 16, às 16h, no HMDO“, afirmou a Secretaria na nota.
“A SES destaca que a presença de acompanhantes na Sala Amarela não é permitida, devido o local ter perfil assistencial, compatível com UCI – [Unidade de Cuidados Intensivos]“, finalizou a Secretaria.
Entenda
O adolescente Gabriel Felipe deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 6 de julho sentindo forte dor de cabeça, visão embaçada e suspeita de AVC. Ficou na unidade até a sexta-feira, dia 9, após o AF Notícias ter denunciado que o Hospital Regional de Araguaína (HRA) recusou a transferência alegando falta de vaga. Porém, no mesmo dia a vaga foi providenciada e o jovem transferido.
Fonte: AF Noticias