Transporte público de Palmas ganha sistema de monitoramento por GPS
Os ônibus que circulam na capital estão sendo monitorados por um novo sistema. Desde o dia 3 de junho, os 217 coletivos de Palmas contam com um Sistema de Posicionamento Global (GPS, na sigla em inglês). Este sistema envia dados como a localização, a velocidade, a direção e o número de paradas que cada veículo realizou. Os dados são analisados por fiscais na Central de Monitoramento, que fica na secretaria de trânsito municipal. O sistema foi implantado pelo Sindicato das Empresas de Transporte e o monitoramento é feito de forma conjunta com a secretaria através de um termo de cooperação.
Neste primeiro momento o monitoramento a distância é feito apenas entre 8h e 18h, com dois fiscais por período. Já a fiscalização nas ruas continua a funcionar das 6h até meia-noite, com 11 fiscais. O novo sistema não vai substituir a ação dos agentes de trânsito nos pontos de parada, pois ela apenas permite saber se os horários estão sendo cumpridos e se algum ônibus apresenta problemas, mas não mede a qualidade do atendimento aos usuários.
Na capital, dos 217 veículos de transporte público, 200 estão em circulação e 17 são ônibus reserva. A rede é composta por 69 linhas que são utilizadas em média por 80 mil pessoas todos os dias.
(G1)