TRE divulga previsão de tempo dos candidatos ao governo no rádio e na TV
Inserções serão feitas todas as segundas, quartas e sextas em dois blocos de nove minutos cada. A propaganda eleitoral começa na sexta-feira (31) e termina no dia 4 de setembro.
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins divulgou a previsão de tempo que cada um dos candidatos ao governo do Tocantins terá na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. Segundo o TRE, as inserções começam na sexta-feira (31) e terminam no dia 4 de setembro.
Para o cargo de governador, senador e deputado estadual as propagandas irão ao ar todas as segundas, quartas e sextas em dois blocos de nove minutos cada. Na TV, o primeiro bloco é das 13h16 às 13h25 e o segundo de 20h46 às 20h55.
Já no rádio, as inserções dos candidatos ao Palácio Araguaia irão ao ar nos mesmo dias, mas em horários diferentes. O primeiro bloco será de 7h16 às 7h25 e o segundo de 12h16 às 12h25.
Para o cargo de deputado federal, as inserções irão ao nas terças, quintas e sábados, junto com os programas eleitorais dos candidatos à presidência da república.
Cada candidato também terá direito a um diferente número de inserções ao longo da programação das emissoras.
O tempo de cada um
O tempo de cada candidato é calculado de acordo com a representação dos partidos que compõem as coligações na Câmara dos Deputados. Veja abaixo, em ordem alfabética, o tempo de cada um.
Bernadete Aparecida (PSOL): dois blocos diários de 15 segundos cada, mais 28 inserções no primeiro turno.
Carlos Amastha (PSB, MDB, Podemos, PSC, PR, PSDB): dois blocos diários de 3 minutos e 34 segundos cada, mais 389 inserções no primeiro turno.
César Simoní (PSL): dois blocos diários de 11 segundos cada mais 21 inserções no primeiro turno.
Márlon Reis (Rede, PDT, PT, PTB, PV, PSD, PCdoB): dois blocos diários de 2 minutos e 57 segundos cada, mais 322 inserções no primeiro turno.
Mauro Carlesse (PHS, PRB, PP, Dem, Solidariedade, PROS): dois blocos diários de 2 minutos cada, mais 218 inserções no primeiro turno.
Os tempos finais ainda podem mudar, já que os partidos ainda podem questionar o cálculo do TRE.
Ordem de aparecimento
Também foi sorteada a ordem de aparecimento dos candidatos na primeiro dia de veiculação da propaganda. A ordem vai mudar todos os dias. No dia 31 de agosto a ordem será a seguinte:
- Mauro Carlesse
- César Simoní
- Márlon Reis
- Carlos Amastha
- Bernadete Aparecida
A ordem mudará a cada dia, de modo que o primeiro de antes será o último do dia seguinte e assim por diante.