Estado

TRE finaliza preparativos para a escolha de prefeitos e vereadores em 139 municípios; Forças Federais vão atuar em 5 zonas

Divulgação

Faltando 23 dias para o Pleito Eleitoral, a ser realizado no dia 7 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) finaliza os preparativos para o exercício da democracia nos 139 municípios tocantinenses.

Para atender com excelência os 955.591 eleitores tocantinenses, o Tribunal dispõe de um orçamento de R$ 3.685.588,00 (Três milhões, seiscentos e oitenta e cinco mil, quinhentos e oitenta e oito reais) destinado a aquisições de materiais, serviços e pagamentos de diárias.

A Justiça Eleitoral do Tocantins colocará a disposição dos eleitores 929 locais de votação, 3.498 seções e 4.047 urnas eletrônicas, sendo que até o dia 20 deste mês as 35 Zonas Eleitorais receberão camisetas, cartazes informativos, crachás, caderno de votação, kits para mesários e parte do material das urnas eletrônicas como as baterias e cartões de memória a serem utilizadas no dia das eleições.

Suporte Técnico

Outro fator importante dentro da logística para as eleições deste ano é o suporte técnico que será dado às Zonas Eleitorais pelos servidores da Secretaria, que começam a se deslocar às ZEs a partir do dia 27 deste mês, permanecendo nestes locais até o dia 8 de outubro. As equipes passarão por treinamento entre os dias 21, 24 e 25 deste mês para receberem informações sobre Sistemas Eleitorais, Urnas Eletrônicas e Mesários e então repassá-las aos Chefes de Cartório e demais envolvidos no processo eleitoral.

Em Palmas, maior colégio eleitoral, entre os dias 18, 19 e 20, dois mil mesários voluntários receberão treinamento que visa dar instrumentos para que o mesário possa dar instruções no dia das eleições.

Forças Federais

Para garantir o exercício do voto e a ordem pública nas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de Forças Federais para 5 Zonas Eleitorais, a saber: Miracema (5ª ZE), Xambioá (12ª ZE), Goiatins (6ª ZE), Itacajá (7ª ZE) e Tocantinópolis (9ª ZE).

Ouvidoria

Para auxiliar os eleitores em seus questionamentos, dúvidas e/ou sugestões, o Tribunal dispõe da linha gratuita 0800 6486 800, que funciona das 9 às 19 horas. Nos dez dias que antecederão o pleito serão realizados plantões para atender todas as demandas que surgirem em decorrência das eleições. (Assessoria TRE)