Unicet oferta 19 cursos de formação e capacitação para servidores públicos, todos gratuitos
A Diretoria de Capacitação Continuada (Dicap), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Secad), inicia a oferta de cursos para o ano de 2023 aos servidores estaduais nesta quarta-feira, 1º de fevereiro. Já estão disponíveis 19 cursos em diversas áreas no ambiente virtual de aprendizagem.
Segundo informações do secretário da Administração, Paulo César Benfica, a orientação do governador Wanderlei Barbosa é tornar a capacitação ao servidor do estado ainda mais eficiente e humanizada.
“Os planos são de ampliação das capacitações. Recentemente, tivemos um curso sobre as diretrizes da nova lei de licitação, foi o primeiro dentre outros que já estão programados para os próximos meses”, informou.
De acordo com o diretor de Capacitação Continuada, Eliardo Rodrigues, o desafio é dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado e ampliar a oferta de cursos, uma vez que a Unidade Certificadora do Tocantins (Unicet) sempre primou pelo bem-estar do servidor.
“Todo servidor público tem que amar o que faz e, sobretudo, ter a compreensão que estamos aqui para servir. Vamos trabalhar dando sequência a tudo que foi feito anteriormente e também já estamos articulando a criação de cursos que sejam voltados para a saúde do servidor”, destacou o diretor.
Mais capacitação
Com dados da Diretoria de Capacitação Continuada (Dicap), no ano de 2022, a Unicet ofertou 22 cursos de formação, capacitação, treinamento e aperfeiçoamento de servidores estaduais na área de Administração Pública; Gestão Governamental; Tecnologia; Inovação; Redação; Legislação e Liderança. No total, foram emitidos mais de 24 mil certificados.
Para o servidor Rian Vidal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), que participou do Workshop sobre a nova lei de licitação, “a capacitação foi ótima, pois o professor ensinou como utilizar na prática a nova lei de licitações, que é uma ferramenta importante na construção de documentos e processos de aquisição de bens e serviços na gestão pública”.
Segundo a servidora Marília Baroni, o workshop foi fundamental para aprimorar os processos internos de trabalho dentro da secretaria. “Foi ministrado de forma técnica e clara, tendo atendido totalmente as expectativas. Ficaremos atentas para a disponibilidade de novos cursos, pois isso contribui de forma significativa para o trabalho dos servidores estaduais”, revelou a servidora.
Cursos disponíveis
Atualmente, 19 cursos estão disponíveis, com novas turmas a partir de 1° de fevereiro. Os cursos são:
- Media Training para Secretários, Técnicos e Chefes de Assessorias de Comunicação;
- Integração Pessoal para Novos Servidores do Poder Executivo Estadual;
- Trabalho Remoto no Serviço Público: Eficiência e Produtividade;
- Compliance e Governança no Setor Público;
- Descomplicando: Microsoft Office, Internet e CorelDRAW na Administração Pública;
- Cidadania e Direitos Humanos: Inclusão e Igualdade;
- Estratégias de Inovação no Serviço Público Estadual;
- Transformação Digital, Criatividade e Novas Tecnologias no Serviço Público;
- Elaboração de Contratos, Acordos, Termos e Relatórios Administrativos e Técnicos no Setor Público;
- Acesso à Informação e sua Aplicabilidade na Gestão Pública;
- Gerenciamento Eficiente: Planejamento, Organização e Controle na Gestão Pública;
- Certificação Digital e Segurança da Informação nos Órgãos Públicos;
- Competências Emocionais e Eficiência em Gestão Pública;
- Redação, Leitura e Compreensão de Textos Oficiais;
- Expertise em Webconferência;
- Formação de Instrutor da Educação a Distância;
- Design Thinking para Inovação no Setor Público;
- Elaboração Legislativa no Executivo Estadual – Logística, Governança e Avaliação;
- Formação e Desenvolvimento de Liderança no Serviço Público.
Fonte: AF Noticias