AraguaínaDestaque

Unidades de saúde e pontos de vacinação de Araguaína ficam sem a quarta dose para o público adulto

Quem se programou para tomar o reforço contra a Covid-19 nesta quarta-feira (29), em Araguaína, voltou pra casa sem a proteção. Isso porque a vacina acabou em alguns pontos de vacinação e unidades de saúde da cidade.

O mecânico Pedro de Oliveira, de 52 anos, está entre os que não conseguiram receber o segundo reforço durante a manhã. Ele explica que perguntou aos atendentes de uma unidade de saúde se teria a quarta dose, e disseram que não estava disponível e que não havia previsão para chegada até aquele momento.

Ponto de vacinação em Araguaína — Foto: TV Anhanguera/ Reprodução

Ponto de vacinação em Araguaína — Foto: TV Anhanguera/ Reprodução

Na unidade procurada pelo morador , não havia doses deste terça-feira (28) e a previsão informada é que a nova remessa chegue somente na quinta-feira (30).

A advogada Reniele Dutra também ficou sem se vacinar após procurar um ponto itinerante onde são aplicadas as doses. “Procurei uma unidade para que eu e meu esposo tomássemos a terceira dose. Para nossa surpresa, fomos informados que não havia a dose”, conta.

A enfermeira Jarina Araújo explicou que um dos imunizantes destinados para a vacinação de adultos, da Pfizer, está em falta desde sábado (29). “Houve um grande aumento na procura por doses de reforço, tanto para primeira quanto para segunda, e acabou que não deu para esperar a próxima remessa”, conta.

Somente por volta das 11 horas desta quarta-feira (29), as doses chegaram nas unidades de Araguaína, para alívio de quem esperava pela proteção contra a Covid-19.

“A gente tem que comemorar a quarta dose. Passamos esse período de pandemia precisando da vacina e agora temos que tomar”, reforça o servidor público Hugo Cardoso, que se vacinou nesta quarta-feira.

Importância

 

O número de casos aumentou em todo o estado e conforme o novo boletim epidemiológico, são 1.179 novos infectados. Sobre o aumento, a médica infectologista Sylvia Lemos explica que isso pode estar relacionado à baixa procura por imunizantes.

“É fundamental que as pessoas continuem usando máscara, principalmente em locais fechados, que usem o álcool em gel para higienização das mãos, e que se vacinem”, completa a médica.

O que diz a prefeitura

Através de nota, a Prefeitura de Araguaína informou que, devido à procura após ampliação das doses de reforço, aumento no número de casos e de pessoas para concluírem o esquema vacinal, houve baixa no estoque para doses de reforço. O reabastecimento ocorreu após o envio semanal das vacinas.

O município também reforçou que ampliou a aplicação da quarta dose para pessoas acima dos 40 anos. A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde do Município e em frente à Câmara de Vereadores. Assim, a gestão pede que a população complete o esquema vacinal.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 8.019 pessoas nessa faixa etária que já receberam a primeira dose de reforço.

Fonte: G1 Tocantins