DestaqueEstado

UPA que ficou pronta há quatro anos ainda não começou a funcionar em Augustinópolis

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Augustinópolis, no norte do Tocantins, está pronta desde 2017. A estrutura foi pensada para atender pacientes de todo o município e de outras oito cidades no norte do Tocantins. O problema é que em quatro anos ninguém foi atendido na UPA. O prédio nunca foi inaugurado.

Foram investidos cerca de R$ 2 milhões no local, mas ainda não foram comprados os equipamentos necessários para os atendimentos. A prefeitura disse que também tem dificuldades para obter recursos para manter a UPA funcionando e financiar serviços como a limpeza, eletricidade, abastecimento de medicamentos e salários de funcionários, por exemplo.

“Nós recebemos a destinação de R$ 2,3 milhões para que a gente viesse a colocar a nossa UPA em funcionamento. Então, é um processo um pouco lento, que estamos aguardando. Finalizar essa parte de documentação para que possa esse recurso cair na conta do município para que a gente possa colocar a nossa UPA em funcionamento. Esperamos que neste primeiro semestre”, disse o secretário de saúde da cidade, Gedean Alves.

Os moradores que precisam de atendimento esperam que o novo prazo seja cumprido. “Quantas pessoas que as vezes sofrem questão de acidentes e precisa de um atendimento às pressas. Quando chega vai para o hospital e aí não tem esse atendimento aqui no Hospital Regional de Augustinópolis, acaba sendo deslocado para Araguaína ou para Imperatriz e acaba falecendo. Se estivesse funcionando a UPA o primeiro atendimento, o socorro seria aqui”, diz o professor Erisvaldo Morais.

UPA pronta há quatro anos ainda não começou a funcionar — Foto: Reprodução/TV AnhangueraUPA pronta há quatro anos ainda não começou a funcionar — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

UPA pronta há quatro anos ainda não começou a funcionar — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Fonte: G1 Tocantins