DestaquePalmas

UPA toma medida drástica e fecha as portas para novos pacientes de covid-19 em Palmas

Mesmo com o decreto que suspende o funcionamento das atividades não essenciais em Palmas, o número de novos casos de covid-19 vem aumentando de forma preocupante.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região sul da Capital está operando acima da lotação máxima e a unidade suspendeu o recebimento de novos pacientes infectados pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), nesta quarta-feira (17).

Na última segunda-feira (15), o médico José Carlos Miele, responsável técnico na UPA Sul, emitiu uma nota informando que a unidade não tinha mais condições de receber pacientes com a covid-19 devido à superlotação e falta de pessoal (nota no final da reportagem).

Questionada, a prefeitura disse que a suspensão de novos atendimentos é “medida necessária para a segurança dos pacientes que [já] estão internados. Assim que regularizar a situação da lotação da unidade os atendimentos serão retomados”.

A gestão disse ainda que serão mantidos os atendimentos não covid amarelos e vermelhos, e que trabalha para ampliar a oferta de leitos.

NOTA DA PREFEITURA

“Considerando que unidade possui 7 leitos graves e 9 leitos moderados de estabilização para pacientes com Covid-19. Considerando que nossa rede não suporta mais pacientes do que os já admitidos. Considerando que possuímos hoje internados 8 pacientes graves e 13 pacientes moderados com convid positivo. Considerando o limite de pacientes por setor já está no limite para o dimensionamento de RH. 

Dessa forma, venho informar que não temos capacidade para admitir novos pacientes em nossa unidade UPA Sul que sejam Covid positivo. Dessa forma, estamos fechando a porta para esse tipo de atendimento. Atenderemos pacientes sem Covid amarelo e vermelho. Pacientes verdes e azul deverão ser encaminhados as CSC no próximo dia para acompanhamento. Atenderemos apenas pacientes de demanda espontânea vermelho para Covid-19, os demais serão direcionados para as unidades sentinelas no próximo dia útil para acompanhamento”. 

Fonte: AF Noticias