Usar o enxaguante bucal depois da escova e 7 erros que acabam com seus dentes
Escovar os dentes parece um hábito tão instintivo e natural quanto fazer xixi. Porém, muita gente repete vícios e equívocos de higiene há tanto tempo que nem sabe mais por quê. Depois de comer, por exemplo, você sabia que é bom esperar um pouco antes de escovar os dentes ao invés de fazê-lo logo em seguida? O ideal é esperar cerca de 30 minutos depois de comer ou beber, porque se cria na boca um meio ácido que pode desmineralizar e enfraquecer o esmalte, caso você esfregue os dentes nessa condição.
Conheça outros sete erros na hora de cuidar da higiene bucal:
Equívocos na escovação dos dentes
1. Usar enxaguante bucal depois da escovação
Mesmo que isso soe estranho, porque durante toda a vida você fez o inverso, os especialistas recomendam o contrário: use o enxaguante antes de escovar os dentes. Isso pode reduzir significativamente a quantidade de bactérias na boca e, portanto, reduzir os microorganismos que terminam nas cerdas após a escovação.
2. Não escovar as gengivas e língua
Escove com movimentos curtos a linha da gengiva, além de não esquecer as superfícies exteriores, interiores e de mastigação dos dentes. Para finalizar, também é recomendada a escovação da língua por, pelo menos, dois minutos.
3. Compartilhar a escova de dentes com seu parceiro
Isto significa que vocês estão compartilhando todas as bactérias de suas bocas, incluindo aquelas que causam cáries e doenças periodontais. Por que motivo vocês fariam isso?
4. Não trocar a escova depois de ficar doente
O ideal, segundo especialistas, é que você substitua a escova de dentes toda vez que enfrentar um quadro de infecção ou gripe forte, assim que estiver recuperado.
5. Guardar a escova em um lugar úmido
Deixar a escova de dentes em um ambiente úmido, como dentro do box do chuveiro, favorece a proliferação e crescimento dos microrganismos nas cerdas. Deixe a sua escova em um local seco, na posição vertical e exposta, para facilitar que seque.
6. Não limpar a escova pela primeira vez
Assim que comprar, não use a escova de dentes antes de limpá-la. Pode haver microrganismos provenientes no manuseio em fábrica e no pacote da escova. Por isso, ela deve ser devidamente limpa antes de começar a usar.
7. Colocar várias escovas no mesmo recipiente
Ao armazenar sua escova de dente, principalmente em viagens e recipientes muito fechados, elas devem ser mantidas separadas para evitar a contaminação cruzada.
(MSN)