DestaquePalmas

Usuários cobram reabertura do Parque da Pessoa Idosa após dois anos de pandemia: ‘Era saúde para gente’

Idosos cadastrados no Parque da Pessoa Idosa de Palmas pedem a reabertura do espaço e cobram a volta das atividades realizadas no local. Os serviços ofertados estão suspensos desde 2020 por causa da pandemia da Covid-19.

Quem frequentava o parque reclama que a ausência das atividades e interação entre os usuários têm impactado a qualidade de vida.

“Além dos exercícios físicos também tem o atendimento psicológico. Aqui tem artesanato, médicos, tudo isso dando assistência para a gente. Eu não sou a mesma de dois anos atrás. O parque para gente é vida. Tem dois anos que esse parque tá parado. Até as máscaras já não são obrigatórias e o parque não volta a funcionar”, disse a Mônica Souza.

 

O espaço, inaugurado em 2016, foi criado para oferecer atividades físicas, artísticas e lúdicas, além de disponibilizar consultas médicas. No parque são cadastrados cerca de 250 idosos.

Sabendo da necessidade que o local faz para a vida das pessoas da melhor idade, Danúzia Hiramatsu chegou a entregar uma carta para a Prefeitura de Palmas em 2021 cobrando a reabertura do espaço.

“A gente queria a liberação imediata da parte de baixo do parque, para gente poder viver. Nós estamos pedindo o direito de viver. Até agora não houve resposta dessa carta. Iniciou uma reforma lá embaixo que eu não sei se foi por conta da carta, mas já parou”, explicou.

Carta feita por uma das usuárias do Parque da Pessoa Idosa — Foto: Reprodução/TV Anhnaguera

Carta feita por uma das usuárias do Parque da Pessoa Idosa — Foto: Reprodução/TV Anhnaguera

Áurea Almeida, de 73 anos, conta que ao passar em frente ao parque é possível ver que eventos são realizados na região e que mesmo assim o local não é liberado. “Porque evento aqui está tendo direto. Ontem mesmo eu passei e isso aqui estava lotado de carro. Porque está aberto para o público e não está aberto para nós?”.

Os usuários contam que a vacinação não é problema. Com a flexibilização das atividades e do uso de máscara em Palmas, eles esperam que o parque seja liberado o quanto antes.

“Eu fico indignada quando vejo esse parque fechado. Os idosos não estão frequentando o médico. Por que? Por causa do parque fechado. Isso aqui era saúde para gente. Todas as atividades que tinham aqui eram saúde pra gente. Estamos abandonados, então eu queria fazer uma apelo a prefeita: por favor, pelo amor de Deus, estamos passando por uma situação difícil. Todo mundo sentido dor na coluna, sentindo o nervo ciático inflamado. Toda doença encostou na gente depois do fechamento desse parque”, destacou a Áurea Almeida, de 73 anos.

 

O que diz a prefeitura?

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Palmas disse que está em andamento o processo financeiro para revitalização do Parque da Pessoa Idosa, mas não há prazo para que esse processo seja concluído e quando as atividades vão retornar.

Fonte: G1 Tocantins