Estado

Usuários exigem o fim do monopólio da Lontra

Centro
Centro

Acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína, utilizam as redes sociais para protestarem contra os serviços de transporte coletivo em Araguaína. Um manifesto denominado “É hora de dizer: BASTA!!!”  publicado ontem, 09,  no Facebook e  assinado por Sandra Alves e Taillany Sousa,  cobra respostas concretas das autoridades, melhorias no serviço e o fim do monopólio da empresa Viação Lontra, que explora o serviço há mais de 30 anos na cidade.

Dentre as reclamações, estão problemas como “péssimas condições dos ônibus, má preservação dos terminais, pessoas idosas de pé dentro dos coletivos, mães com criança de colo que passam por estas mesmas situações, e ainda se não bastasse, vem a famosa história dos coletivos quebrados.(…) Estamos cansados de promessas de melhorias e de que “as providências já estão sendo tomadas” e blá blá blá… Queremos, além de respostas convincentes, ações concretas e não somente dentro das possibilidades, mas dentro dos nossos DIREITOS! BASTA. ASSIM NÃO DÁ PRA CONTINUAR!!!”

A postagem tem centenas de comentários e dezenas de compartilhamentos. “Acadêmicos, estudantes e sociedade araguainense estão cansados do descaso e da precariedade do transporte público em Araguaína-TO . É por isso que reivindicamos pelo fim do monopólio,” comentou a universitária Ana Senna da Silva.

Resposta

Segundo Carina Perdigão Cavalcante Pessoa, Diretora Mobilidade Urbana, do município de Araguaína, a prefeitura já estuda uma forma de resolver o problema, mas ainda não tem previsão para isso acontecer. Segundo Carina, a prefeitura está fazendo um convênio com a UFT para elaborar um estudo preciso sobre a realidade do transporte público em Araguaína, para assim, tomar as providências.

O estudo deve ser concluído no final de 2013, mas segundo a diretora, medidas emergenciais estão sendo tomadas como: arrumar a malha asfáltica nas linhas de coletivo para evitar os atrasos; um acompanhamento maior da situação e a exigência de transporte público de qualidade em Araguaína.   Também há uma previsão, sem data, para a reforma dos terminais.

Aumento da  tarifa

No final de 2012, o prefeito Valuar Barros atendendo à solicitação de uma comissão formada por vereadores, representantes da prefeitura e da empresa de transporte Coletivo, autorizou o reajuste  de 25% da tarifa.   Segundo a justificativa, era permitir a justa remuneração de capital em base que assegurem o equilíbrio econômico e financeiro do contrato e a necessidade de revisão com a finalidade de melhora na qualidade do transporte coletivo em Araguaína. A Viação Lontra informou que encaminhará uma nota com as devidas explicações.

(Arnaldo Filho – Portal AF Notícias)