Estado

Vanda Paiva não comparece em debate da saúde e vereadores se revoltam; ‘a secretária pipocou’

Divulgação
Divulgação

A ausência da Secretária Estadual de Saúde do Tocantins, Vanda Paiva, na sessão da Câmara de Araguaína desta terça-feira (18) para discutir os problemas no sistema público de saúde causou revolta em muitos vereadores  que se mostraram decepcionados com o descaso da secretária.

Estiveram presentes no debate o diretor do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Hilário Fábio; Secretário Municipal de Saúde, Rubens Neves; Diretor do Hospital Regional, Kaio Diniz; Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Agnaldo Teixeira; e um representante da Pró-Saúde.

A secretária Vanda Paiva, uma das mais esperadas do debate, disse apenas por telefone que não participaria da sessão, e nem o secretário executivo da saúde, em virtude de outros compromissos.  Conforme o presidente da Câmara, Marcus Marcelo, o convite à secretária foi protocolado duas vezes, na quarta e quinta-feira da semana passada. Esta última vez no próprio gabinete.

O autor do requerimento que provocou os debates na saúde pública, vereador Geraldo Silva (PMDB), criticou a ausência da secretária afirmando que “isso mostra mais uma vez o descompromisso do governo com a saúde”. “Gostaríamos que estivesse aqui um representante do Estado”, disse Geraldo.

O vereador lamentou também o fechamento da Clínica de Repouso São Francisco, em Araguaína, por causa das omissões e atrasos dos repasses financeiros por parte dos governos estadual e federal. O parlamentar lembrou ainda que há mais de 10 anos o Hospital Regional de Araguaína não passa por ampliação na estrutura física.

Mais críticas

O vereador Ferreirinha (PMDB) também não poupou críticas à secretária. “Estou decepcionado com a ausência da secretária. É um descaso com os parlamentares e com a sociedade araguainense”, desabafou.

Ainda em seu discurso o parlamentar solicitou que o Governo “deveria respeitar Araguaína, pois foi a cidade onde Siqueira Campos obteve maioria de votos”. “A secretária pipocou e não teve coragem de enfrentar os debates”, criticou.

Relembrando o prometido Hospital Geral de Araguaína (HGA), Ferreirinha ironizou: “Com tanta pedra fundamental que já foi lançada seria suficiente para construir o hospital”. O vereador Divino Bethânia (PSD) completou: “Já estamos cansados de doar área para construção do HGA”.

O vereador Gipão (PR) até que ainda tentou convencer os demais parlamentares de que o diretor do HRA, Kaio Diniz, seria o legítimo representante do Governo, mas não conseguiu.

(AF Notícias)