‘Velho Chico’ termina com homenagem a Domingos Montagner
Velho Chico terminou nesta sexta-feira com uma pequena homenagem a seu protagonista, Domingos Montagner, morto no Rio São Francisco há duas semanas. A novela das 9 da Globo chegou ao fim mostrando a primeira cena do ator na trama, em que o personagem Santo aparece em um barco navegando no rio. Essa sequência foi ao ar originalmente no começo do folhetim, após uma passagem de tempo, quando o protagonista deixou de ser interpretado por Renato Góes e passou às mãos de Montagner.
Ao final, o capítulo desta sexta também contou com uma passagem de tempo. Na cena, os filhos de Miguel (Gabriel Leone) e Olívia (Giullia Buscacio) apareciam já grandinhos – momentos antes, havia sido mostrado o parto das crianças. Em um almoço com toda a família, eles comemoravam o sucesso do projeto agrícola de Miguel. O personagem de Santo, representado pela câmera subjetiva, também estava presente na confraternização.
A decisão de não eliminar o personagem da novela, segundo seu autor, Bruno Luperi, foi tomada pela equipe de Velho Chico em conjunto com a família de Montagner. Assim, desde a última segunda-feira, Santo vinha sendo representado pela câmera – os personagens interagiam com ela e o espectador via alguns acontecimentos pelos olhos do protagonista, como foi o caso do casamento dele com Tereza (Camila Pitanga), nesta sexta.
Mas a saída pela câmera subjetiva, no fim, acabou sendo talvez a maior homenagem do folhetim ao ator. No dia de sua morte, no último dia 15, a novela não modificou em nada seu capítulo – exibindo, inclusive, uma cena em que Encarnação (Selma Egrei) aparecia se afogando no Rio São Francisco – e só fez correr os créditos em silêncio, um singelo aceno à tragédia que havia acontecido horas antes.
(MSN)