Vencim Leobas morre em Palmas aos 77 anos, 17 dias depois de ser baleado em Porto Nacional
O empresário do ramo de combustíveis de Porto Nacional Wenceslau Leobas, conhecido com Vencim Leobas, 77 anos, faleceu por volta de 9h40 deste domingo, 14, no Hospital da Unimed, em Palmas, onde se encontrava internado desde que foi atingindo com um tiro de espingarda calibre 12, no dia 28 de janeiro, por volta das 6h30. Pelo crime, já estão presos Alan Sales Borges, 34 anos, e José Marcos Lima, 40 anos.
O corpo de Vencim será velado a partir das 17 horas, na Loja Maçônica de Porto Nacional. Às 7 horas desta segunda-feira, 15, acontecerá a missa de corpo presente, na Igreja Matriz, e, às 8 horas, o sepultamento no cemitério central da cidade.
Os dois homens alvejaram o empresário quando ele passava em frente à Câmara Municipal de Porto. Os bandidos, que fugiram em um gol prata, deixaram a arma no local. Contudo, Alan e José Marcos foram presos por uma equipe de policiais militares quando vinham em direção a Palmas.
“A confissão do Alan é dispensável porque agora já temos provas de que ele é o executor do crime, inclusive, com reconhecimento de uma pessoa que estava no local. Nós recolhemos no local material para fazer os exames e câmeras mostram Alan correndo, sendo que ele disse que não adentrou na cidade”, contou na época do crime o delegado Hudson Guimarães, responsável pelo caso.
Além de dono de uma rede de postos de combustíveis, Vencim também era pecuarista.
Fez história
Em nota, o deputado estadual Paulo Mourão (PT) lamentou a morte de Vencim. “Um grande companheiro, um homem que fez história através do trabalho e honradez. Porto Nacional não perde só um amigo, mas um entusiasta e pai de família”, afirmou o parlamentar.
Também em nota, o deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) avaliou que “Porto Nacional e o Estado do Tocantins perdem um de seus maiores e mais bem-sucedidos empresários”. “Vítima da crescente criminalidade, deixa um legado de realizações e empreendedorismo, o que servirá de exemplo para as gerações futuras e para todos nós tocantinenses”, disse o parlamentar.
NOTAS DE PESAR PELO FALECIMENTO DE WENCESLAU LEOBAS
“É com profundo pesar que recebemos na manhã deste domingo, 14, a notícia do falecimento do empresário e amigo Wenceslau Leobas, carinhosamente conhecido como Vencim, um grande companheiro, um homem que fez história através do trabalho e honradez. Porto Nacional não perde só um amigo, mas um entusiasta e pai de família.
Como empresário do ramo de combustíveis, Vencim contribuiu muito para o desenvolvimento da nossa querida Porto Nacional. Neste momento de dor, externo meus sentimentos e me solidarizo aos seus familiares e amigos. Que Deus receba em seus braços este ente querido e conforte os corações de todos por esta grande perda.
Paulo Mourão
Deputado Estadual”
________________________________________________
Porto Nacional e o Estado do Tocantins perdem um de seus maiores e mais bem-sucedidos empresários. Homem visionário Vencim Leobas foi um dedicado pai e um cidadão portuense preocupado com as causas sociais. Vítima da crescente criminalidade, deixa um legado de realizações e empreendedorismo, o que servirá de exemplo para as gerações futuras e para todos nós tocantinenses.
Ricardo Ayres
Deputado estadual
________________________________________________
Foi com imensa tristeza que tomei conhecimento do falecimento do amigo Vencim. Na qualidade de amigo da família, quero deixar meus pêsames e de minha família às queridas amigas Dras. Polyana, Talyana e Rose; também aos genros, netos e familiares desta ilustre família tocantinense. Entusiasta, Vencim influenciou a formação econômica do Estado desde o então Norte de Goiás, tornando-se um coringa da atividade comercial em tudo que empreendia. Falece deixando um legado e modelo às gerações futuras num momento de crise no Brasil. Nos deixa sua maior contribuição empresarial dentro da expansão do petróleo e início da industrialização do Estado.
Que Deus esteja convosco!
Dr. Marcos Aires
Procurador Geral do Município de Porto Nacional
(Cleber Toledo)