Vereador fecha prédio da Câmara e novo presidente é eleito na calçada
A cidade de Babaçulândia, no norte do Tocantins, viveu nesta quinta-feira (18) uma história curiosa que parece ter sido imaginada por um autor de novelas. O problema é que trata-se de um fato. A nova presidência da Câmara de Vereadores do município foi escolhida na calçada, no lado de fora do parlamento. O motivo foi a ação do atual presidente Cássio Brito (PT) que deixou o local trancado e não compareceu à sessão.
Apesar da ausência do vereador Cássio Brito, a reunião foi realizada e o novo presidente da Câmara Municipal de Babaçulândia foi eleito do lado de fora do prédio. O escolhido para o biênio de 2015 e 2016 foi o vereador Cícero Hermes (PSDB).
Os moradores de Babaçulândia recorreram às redes sociais para mostrar a indignação. Um deles classificou o caso como uma “vergonha para a democracia”. A cidade tem uma população estimada em 10.728, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e por ser pequena a situação acabou ganhando grande repercussão no município.
Posição do atual presidente
O vereador Cássio Brito disse por telefone ao G1 que a eleição para a nova presidência foi ilegal e provocada por disputas políticas. “Eu tenho até o dia 30 de dezembro deste ano para convocar a sessão para a escolha, o que vou fazer. Essa sessão realizada por eles não tem validade”, justificou o presidente.
Brito afirma que chegou a acionar a Polícia Militar para evitar que o prédio fosse arrombado. A PM de Babaçulândia confirmou que esteve no local, mas que não precisou agir porque não percebeu nenhuma irregularidade.