AraguaínaDestaque

Vereador Ygor Cortez rebate Jorge Frederico sobre impostos de Araguaína e cita o IPVA do Estado

A pré-campanha para as eleições de 2024 segue repercutindo na Câmara de Araguaína. Nesta quinta-feira (7/12), o vereador Ygor Cortez (UB) usou a tribuna para rebater críticas feitas pelo deputado estadual e pré-candidato a prefeito Jorge Frederico (Republicanos) sobre o percentual de ISS cobrado no município, o imposto sobre serviços.

“Essa semana recebi questionamento de um eleitor sobre Araguaína ter a maior carga tributária ISS do Norte do Brasil. Ele me apresentou o vídeo do deputado Jorge que dizia isso e que a nossa alíquota era de 5% em toda a cidade. Eu fui averiguar: temos 167 linhas de cobrança de ISS no município, das quais mais de 120, ou seja, quase, 80%, estão na casa de 2% e 3%”, afirmou o vereador.

Na sequência, Ygor Cortez disse que o deputado espalhou uma inverdade, tendo em vista que a média de cobrança de ISS em Araguaína é de 2,8%, “uma média considerada baixa visto que o teto é de até 5%”. “Foi um equívoco por parte do parlamentar, não sei se no calor de antecipar o período eleitoral ou por falta de conhecimento. Mas, estou aqui para esclarecer”, frisou Cortez.

O vereador salientou, ainda, que o município não tem responsabilidade por eventuais bloqueios de conta ou retenção de dinheiro de devedores de impostos. “Quem determina é a Justiça. Temos que ser bem claro”, ponderou.

Na sequência, o vereador lembrou que a própria Câmara Municipal já comparou o IPTU com o IPVA, destacando que o imposto estadual cobrado sobre os carros e as motos é muito maior e traz menos retorno à sociedade.

“Temos impostos do município, impostos estaduais e federais. Se compararmos o IPVA com o IPTU, o IPVA é muito mais alto, há uma disparidade bem grande. Na comparação com os dois, a gente vê as duas saúdes (públicas), por exemplo. A do município quase não temos reclamação e do Estado, nós temos diversas, a prova é uma fila extensa com falta de atendimento”, ponderou, ao citar que o próprio deputado Jorge Frederico votou a favor do aumento de impostos no Estado.

Por fim, ele reiterou que a afirmação de ISS de Araguaína é o mais alto da Região Norte é uma inverdade e falou que os representantes da população têm responsabilidade em trazer assuntos verdadeiros. “Quando falamos alguma coisa, tem muito peso. Temos que trazer os assuntos com propriedade”, ponderou.

Relator do aumento das taxas judiciais

Alguns vereadores da base do prefeito ainda afirmaram que Jorge Frederico esteve envolvido diretamente na aprovação do recente aumento das taxas judiciais em até 300%. O parlamentar foi o relator do projeto na Assembleia Legislativa que deu origem à Lei 4.420 de 2023.

Fonte: AF Noticias