Visitantes poderão trocar óleo de cozinha usado por mudas de árvores no Festival Gastronômico
Os visitantes do Festival Gastronômico de Taquaruçu vão poder trocar óleo de cozinha usado por mudas de plantas durante os cinco dias de evento. A Prefeitura de Palmas informou que haverá um estande do projeto ‘Renova Palmas’ montado no local que servirá de ponto de troca. O objetivo é conscientizar a respeito da forma correta de descartar este tipo de resíduo.
Para o Festival, está prevista a distribuição de 500 mudas de árvores tradicionalmente usadas no reflorestamento. Elas foram produzidas no viveiro da Fundação de Meio Ambiente de Palmas (FMA). Agentes também vão visitar os competidores pedindo que eles também façam as trocas. O evento é entre os dias 4 e 8 de setembro.
O óleo de cozinha nunca deve ser descartado diretamente na pia, no vaso sanitário ou como lixo orgânico. A prefeitura alertou que isso pode levar à contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera.
Quem quiser fazer a troca deve levar o óleo armazenado em garrafas pet. Cada litro de óleo dá direito a uma muda de árvore. No ano passado, quando também foram realizadas trocas no Festival, foram arrecadados 35 litros de óleo. Em todo o ano passado, a prefeitura conseguiu dar destinação adequada a 795 litros de óleo para reciclagem.
Fonte: G1 Tocantins