Vistoria em duas praças de Araguaína identifica mais de 50 tomadas clandestinas e fios de alta tensão desencapados
Vistoria em apenas duas praças de Araguaína (TO) constatou dezenas de ligações clandestinas de energia. Ao todo, os fiscais do Departamento de Postura e Edificações (Demupe) e da Diretoria de Iluminação Pública encontraram 25 caixas abertas e 53 tomadas clandestinas totalmente expostas.
Os comerciantes e feirantes das praças foram orientados a regularizar as ligações clandestinas de energia elétrica. Os fiscais estiveram na Praça das Nações, centro, e na Praça do Setor Noroeste. O objetivo da fiscalização é inibir as ligações clandestinas e evitar riscos à comunidade, em especial nas noites de sábado, domingo e feriado, quando há grande movimentação de pessoas.
Conforme os fiscais, dezenas de caixas de concreto para passagem de fios foram abertas e haviam ligações clandestinas de 53 tomadas na rede principal. Além disso, os cabos das fiações de alta voltagem estavam desencapados e expostos.
“As gambiarras são perigosas. Se alguém cair ali dentro, pode até morrer. A ação da Prefeitura foi no intuito de evitar incidentes em áreas públicas”, disse o diretor de Iluminação Pública, Everton Marçal. Ele explicou ainda que em alguns comerciantes têm despejado óleo de frituras sobre a fiação das caixas, comprometendo a iluminação pública de parte da praça.
Conforme a Diretoria de Iluminação Pública, uma das medidas que podem ser adotadas é a implantação de padrões trifásicos, separando a conta dos microempresários para reduzir os famosos ‘gatos’. “Adotamos essa medida na Praça dos Imigrantes e na Vila Couto e tem dado certo”, lembrou o diretor. Atualmente, os empreendedores pagam uma taxa simbólica à Fundação Municipal de Atividade Comunitária (Funamc) por utilizarem o uso do espaço público.
Crime: furto de energia elétrica
Além de serem penalizados pelo crime, os comerciantes podem até perder o ponto. Segundo o diretor de Postura e Fiscalização, Keslon Borges, o delito deve ser evitado, pelos riscos à população.
Legalização
Para utilizar a energia elétrica das praças, os permissionários devem requerer a autorização da Prefeitura. No processo, devem detalhar os materiais elétricos utilizados no trabalho e solicitar a colocação dos postes da rede.
(AF Notícias)