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VLI alcança receita líquida recorde em 2022

Receita líquida de R$ 7,65 bilhões, crescimento de 18% em comparação à 2021
Ebitda recorrente ultrapassa pela primeira vez o marco de R$ 3 bilhões em 12 meses, atingindo R$ 3,36 bilhões (crescimento superior a 13% ante 2021)
Geração de caixa operacional de R$ 3,5 bilhões
Investimentos equivalem a mais de 50% do caixa gerado, atingindo R$ 1,9 bilhão
Redução do endividamento líquido para 2,07 x Ebitda

A VLI – companhia de serviços logísticos multimodais que opera portos, ferrovias e terminais – finalizou o ano de 2022 com a maior receita líquida registrada em sua história. O montante de R$ 7,65 bilhões, crescimento de 18% em comparação com 2021, foi acompanhado por outra marca recorde, de R$ 3,36 bilhões de Ebitda recorrente (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), um aumento de 13,4% ante o total do ano anterior. Foi a primeira vez em que a companhia superou o marco de R$ 3 bilhões em 12 meses consecutivos neste indicador.

Os resultados se baseiam no atendimento a um mix estrategicamente diversificado de cargas, com movimentação de 60 milhões de toneladas nas ferrovias onde a companhia opera e elevação de 41 milhões de toneladas nos terminais portuários. Além disso, refletem também o fortalecimento de programas de modelo de gestão nas unidades de negócio da companhia, com a busca pela eliminação de desperdícios, foco na estabilidade operacional e programas de produtividade prioritários, tais como a melhoria da eficiência energética – parcialmente neutralizado pelo aumento no custo dos combustíveis e de outros insumos e serviços.

“O resultado, fruto da confiança dos nossos clientes e do trabalho do nosso time, mostra a solidez da nossa gestão e a continuidade da trajetória de crescimento da VLI, que buscaremos manter em 2023. Isso inclui a ampliação do relacionamento com nossos clientes por meio da cocriação de soluções para geração de valor sustentável, a redução ou eliminação de gargalos logísticos e o fortalecimento dos vínculos com as comunidades conectadas com as atividades da companhia”, afirma Fábio Marchiori, CEO interino e diretor Financeiro, de Serviços e Supply Chain da VLI.

Os investimentos em ativos da companhia atingiram R$ 1,9 bilhão em 2022. Os recursos foram alocados em projetos para aumento de capacidade de transporte e elevação portuária, extensão de vida útil e aumento de eficiência de ativos operacionais, assim como em projetos voltados para a preservação do meio ambiente e da saúde e segurança dos funcionários da companhia.

Entre os destaques da VLI no ano está o início do transporte de celulose solúvel para a LD Celulose, em um fluxo que parte da fábrica do cliente, no Triângulo Mineiro, em direção ao sistema portuário do Espírito Santo por meio da Ferrovia Centro-Atlântica. Para esta operação, a VLI investiu cerca de R$ 400 milhões para aquisição de vagões e locomotivas.

Além disso, a companhia iniciou as operações do Terminal Integrador de Porto Franco, no Maranhão, com capacidade de movimentação anual de 600 mil toneladas. Essa unidade de integração rodoferroviária reforça a atuação multimodal da companhia e está apta a receber carga transportada por caminhões para armazenamento e posterior transferência para o modal ferroviário, com destino à exportação por meio do sistema portuário de São Luís.

A VLI ainda mantém investimentos em iniciativas socioambientais que contemplam projetos de educação, cultura e economia circular, beneficiando diretamente cerca de 30 mil pessoas, em 23 municípios.

Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Fonte: Precisa Assessoria