DestaqueEstado

VLI apresenta soluções logísticas e LabCerrado na Agrotins para impulsionar o agronegócio sustentável no Cerrado

Com o LabCerrado, espera-se aumentar a produtividade e a área cultivada, além da promoção do desenvolvimento socioeconômico das regiões

Com o objetivo de acelerar a geração e a adoção de tecnologias do agronegócio em regiões de Cerrado selecionadas, a VLI – companhia de soluções logísticas responsável por dois terminais multimodais no estado e pela circulação de trens entre o Tocantins e o Maranhão –, em parceria com a Embrapa Cerrados, estará presente na Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), apresentando o LabCerrado. O programa visa o desenvolvimento sustentável territorial em áreas cultiváveis de potencial de 10 milhões de hectares nos estados do Tocantins, Goiás e Minas Gerais.

O LabCerrado se divide em várias frentes e uma delas passa pela construção de perfil de solo. Experimentos estão sendo realizados em algumas propriedades para serem replicadas para os demais produtores e, incluem remineralizadores de solo, cobertura de solo e genética adaptada, tecnologias existentes que precisam ser adaptadas. Com a iniciativa, espera-se aumentar a produtividade e a área cultivada, além da promoção do desenvolvimento socioeconômico das regiões. Durante a Agrotins, a VLI apresentará também o estande com óculos de realidade virtual para mostrar as operações da empresa no Corredor Norte, que liga o Tocantins ao sistema portuário de São Luís (MA).

Segundo a gerente de Operações do Terminal Integrador de Porto Nacional, Virgínia Maria Dias, a expectativa para a feira é positiva. “Esse ano estaremos na Agrotins com uma frente de soluções logísticas e outra de marca empregadora, na qual haverá uma área de recrutamento para cadastro de currículos. Também será possível realizar o cadastro de novos fornecedores para a prestação de serviços para a companhia. Esperamos receber muitos visitantes e apresentar soluções inovadoras para o setor”, diz.

LabCerrado
A implantação do projeto de agroinovação LabCerrado segue em ritmo acelerado. Para este ano, há a possibilidade de captação de até R$ 20 milhões em novas parcerias. O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Minas Gerais e de Tocantins (Aprosoja) já são parceiros do projeto. Em 2022, os investimentos somaram R$ 11 milhões.

A previsão até o final de 2023 é que estejam em operação 30 unidades produtivas, dez unidades experimentais de agroinovação, quatro unidades especiais de referência para inovação e três escritórios regionais. O objetivo é estruturar o programa de aceleração de unidades produtivas rurais baseadas na produção de cultivos anuais de grãos (soja e milho), bem como em pesquisa, desenvolvimento e otimização de tecnologias.

Agrotins
Considerado o maior evento do setor no Norte do país, a Agrotins, que começa nesta terça-feira (16) e segue até sábado (20), chega à sua 23ª edição com o tema “Compliance no Agro”. O termo compliance tem a ver com a atuação de empresas em conformidade com a legislação. Entre as novidades deste ano estão a apresentação de novas tecnologias voltados à agricultura familiar, segmentação de setores de como pecuária e piscicultura, entre outros. São aguardados cerca de 850 expositores e a expectativa de público é de mais de 150 mil pessoas.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da prestação de serviços multimodais, que envolvem a integração de portos, ferrovias e terminais, gerando eficiência e valor para o negócio dos clientes e para a economia brasileira. A companhia engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Fonte: Precisa Assessoria