AraguaínaDestaque

Wagner explica sobre recursos acumulados na conta do Fundeb, mais de R$ 26,5 milhões

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, confirmou que a conta bancária do Fundeb possui um saldo de R$ 26,5 milhões, mas explicou que aguarda uma deliberação do Congresso Nacional para que os recursos sejam investidos no próximo ano. Esse recurso é carimbado, exclusivo da Educação, e não pode ser aplicado em outra área, como saúde e infraestrutura, por exemplo.

Esse saldo vem sendo acumulado ao longo do ano em razão da economia gerada pela suspensão das aulas presenciais. Praticamente todos os municípios brasileiros estão com dinheiro parado na conta da educação por causa da redução de custos com a manutenção do ensino durante a pandemia.

“É uma sobra de recursos por causa da covid. Esse recurso, segundo orientação do próprio FNDE, aguarda apenas uma autorização do Congresso para que seja aplicado no exercício de 2022”, explicou o prefeito.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet) sugere que o recurso seja aplicado na valorização dos professores (um 14º salário, por exemplo) e na implantação do plano de carreira dos servidores administrativos.

Contudo, o prefeito Wagner Rodrigues explicou que esse recurso não pode ser utilizado para o pagamento de quaisquer benefícios aos servidores administrativos e, caso seja gasto ainda este ano, poderá fazer falta em 2022.

“Só faremos com esse recurso o que o Ministério da Educação determinar. O plano de cargos e salários da educação está sendo cumprido à risca! Todas as obrigações do poder público estão 100% cumpridas!”, finalizou Wagner Rodrigues.

Fonte: AF Noticias