DestaqueEstado

Xambioá tem fim de semana com praia lotada e pancadaria por todos os lados; veja vídeo

Neste fim de semana, o Tocantins passou da marca de 3 mil mortos por conta da covid-19, mas muitas pessoas continuam simplesmente ignorando as medidas sanitárias que visam frear a proliferação da doença no estado.

Muitas aglomerações em praias, clubes, chácaras e bares foram flagradas tanto na capital quanto no interior.

A cidade de Xambioá, no norte do estado, teve um fim de semana agitadíssimo, com muita bebida alcoólica e quebra-pau por todos os lados.

A famosa Praia do Murici ficou lotadíssima, com direito a bebedeira liberada, música eletrônica e pancadaria generalizada. Várias barracas foram montadas no local apesar de a temporada não ter sido oficialmente liberada pela prefeitura. Nas imagens da confusão, um rapaz aparece sendo espancado por várias pessoas. Não havia fiscalização nem policiamento na praia.

CRIME

Quem organiza ou participa desse tipo de aglomeração ilegal pode ser denunciado à justiça pelo crime previsto no artigo 268 do Código Penal, por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. A pena é de detenção, de um mês a um ano, e multa.

A prefeita da cidade, Patrícia Evelin (DEM), disse que a equipe de fiscalização ficou de plantão, mas é difícil conter as aglomerações. Segundo ela, é preciso acelerar a vacinação contra a covid-19, pois ninguém segura o povo.

Outras brigas generalizadas, com corre-corre e até pedaços de madeira, foram registradas em bares e também na orla da cidade durante a noite.

HOSPITAIS LOTADOS

Enquanto isso, o Hospital Regional de Xambioá tem um único leito clínico disponível para tratamento de pacientes com covid-19. Os outros 10 estão ocupados. Para piorar, não há leitos de UTI na unidade. A cidade já confirmou 2.182 casos da doença e 27 óbitos, estando entre as mais afetadas do Tocantins.

Em Araguaína, cidade referência em saúde para toda a região, a semana começou com apenas duas vagas disponíveis na UTI Covid. Três unidades estão completamente lotadas: o Hospital Regional de Araguaína (HRA), Hospital Municipal de Campanha e Instituto Sinai. No Hospital Dom Orione, dos 15 leitos de UTI, 13 estão com pacientes.

VÍDEO

Vídeo

 

Pancadaria na Praia do Murici, em Xambioá

Fonte: AF Noticias