Estado

Xeroso assume cadeira da vereadora Terezona e Câmara de Araguaína fará convocação da segunda suplente, Cleide

Divulgação
Divulgação

O suplente de vereador Edimones de Jesus Matos da Silva (PR), mais conhecido como Xeroso, foi empossado na tarde desta sexta-feira (6) na vaga que pertencia à vereadora Terezona, cassada pela Justiça Eleitoral sob a acusação de abuso de poder político e uso indevido da máquina pública para favorecimento eleitoral. Na sentença, a juíza Juliane Freire Marques ainda decretou a inelegibilidade da parlamentar por 8 anos.

A decisão do dia 4 de dezembro acata os pedidos formulados em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral.

Terezona já interpôs recurso com pedido liminar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e aguarda decisão.

O primeiro suplente da coligação, vereador Xeroso, já ocupa o cargo do vereador Gipão, que se licenciou para assumir a Presidência da FUNAMC. Com isso, abre-se espaço para convocação da segunda suplente da coligação PR/DEM, Cleide Aparecida Chaves de Melo, que obteve 1.329 votos na eleição de 2012. A presidência  da Câmara já informou que na próxima segunda-feira fará sua convocação.

Nos bastidores

Nos bastidores, comenta-se que mais uma mudança política possa acontecer, caso a cassação da vereadora Terezona seja mantida nas instâncias superiores. De acordo com a decisão judicial, os votos conferidos à vereadora foram anulados, no entanto, serão contabilizados em favor da coligação, devendo ser convocado o primeiro suplente.

Segundo informações, a decisão é contraditória, pois ao mesmo tempo em que anula os votos da vereadora, afirma que serão computados em favor da coligação. Frente à controvérsia, corre nos bastidores que, com a anulação dos votos, deveria haver uma recontagem e redistribuição das cadeiras entre as coligações, o que daria ao PMDB mais uma vaga na Câmara.

Caso a cassação seja mantida, há possibilidade do PMDB pedir a reconsideração da decisão. Gideon Soares é quem assumiria neste caso.

(AF Notícias)