DestaqueEstado

Blitz do Detran durante aniversário de cidade gera polêmica e prefeito rebate fake news

Notícias do Tocantins – O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (PSD), foi alvo de fake news nas redes sociais, após uma grande blitz de fiscalização realizada durante a programação do aniversário de 164 anos de emancipação política e 287 anos de história da cidade, na noite deste domingo (14/7).

A blitz de trânsito teve grande repercussão na cidade por ter sido realizada numa data festiva e, logo depois, circulou nas redes sociais um card com informações falsas tentando atribuir ao prefeito a responsabilidade pela ação.

A operação, no entanto, foi promovida exclusivamente pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), como parte da Operação Verão Seguro, que está em andamento em diversos municípios tocantinenses durante o período de férias e temporada de praias.

Em nota, a Prefeitura de Porto Nacional esclareceu que não teve qualquer envolvimento com a operação e reforçou que todo o efetivo da Guarda Municipal e das forças de segurança do município estava concentrado na Orla, garantindo a segurança dos shows de aniversário — que reuniram milhares de pessoas para as apresentações de Matheus Fernandes e Forró Sacode.

“A segurança dos eventos foi feita com sucesso, sem intercorrências graves, e todo o efetivo municipal estava empenhado nessa missão. Reforçamos nosso compromisso com a verdade e pedimos à população que não compartilhe fake news, que apenas desinformam e prejudicam o bom andamento das ações públicas”, informou a Prefeitura.

A tentativa de atribuir ao prefeito de Porto Nacional a responsabilidade pela blitz foi, segundo a gestão municipal, um ato de má-fé com interesses políticos e desinformativos.

A Prefeitura finaliza ressaltando o compromisso com a segurança, a transparência e o respeito à população, e pede que os cidadãos verifiquem a veracidade das informações antes de compartilhá-las nas redes sociais.

Operação Verão Seguro: fiscalização e educação em 17 municípios

A blitz em Porto Nacional fez parte de uma grande ação estadual do Detran/TO, dentro da Operação Verão Seguro, voltada para o período de férias e temporada de praias. Entre os dias 11 e 14 de julho, equipes da Gerência de Fiscalização e Segurança atuaram em 17 municípios, entre eles Palmas, Paraíso, Gurupi, Araguaína, Xambioá, Augustinópolis e Porto Nacional.

Durante esse período, o Detran realizou:

  • 1.200 abordagens de veículos

  • 843 testes de alcoolemia, com 17 resultados positivos

  • 9 prisões em flagrante por embriaguez ao volante

  • 23 veículos removidos (12 motos e 11 automóveis)

  • 1 prisão por tráfico de drogas, com quase 2 kg de maconha apreendidos

A operação tem como principal objetivo coibir a combinação de álcool e direção, além de promover ações de educação para o trânsito, com foco na preservação de vidas.

Ações educativas integradas à fiscalização

Além das abordagens repressivas, o Detran/TO também intensificou a atuação das equipes de Educação para o Trânsito, que realizaram atividades de orientação em diversos pontos dos municípios atendidos.

Foram distribuídos materiais educativos e feitas ações de conscientização com condutores, motociclistas e pedestres, abordando temas como:

  • Perigos do consumo de álcool ao volante

  • Uso do cinto de segurança

  • Respeito aos limites de velocidade

  • Manutenção preventiva de veículos

“A educação para o trânsito é essencial para formar uma cultura de segurança viária. Durante a Operação Verão Seguro, buscamos transformar cada abordagem em uma oportunidade de salvar vidas”, destacou Hélida Noronha, gerente de Educação para o Trânsito do Detran/TO.

Responsabilidade

A Operação Verão Seguro é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio do Detran, e ocorre de forma simultânea em diferentes municípios do estado, sem vínculo com prefeituras ou ações locais, salvo apoio logístico.

Fonte: AF Noticias