DestaqueEstado

Programa seleciona projetos para transformá-los em negócios competitivos no Tocantins

Notícias do Tocantins – Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a inovação tecnológica no ambiente acadêmico, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), com apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), abriu chamada pública para seleção de equipes que irão participar do Programa de Pré-Incubação Validação. A iniciativa é conduzida pelo Centro de Inovação InovaFapto.

O programa busca acelerar o desenvolvimento de soluções com grau de maturidade tecnológica (Technology Readiness Level – TRL) a partir do nível 1, promovendo a formação de competências empreendedoras entre estudantes, servidores e egressos. Além disso, a proposta visa transformar ideias promissoras em negócios competitivos e com potencial de mercado.

Serão selecionadas:

  • 5 soluções tecnológicas já institucionalizadas como projetos de ensino, pesquisa ou extensão;

  • 5 propostas em processo de registro de propriedade intelectual junto ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFTO;

  • E formalizada a participação das 5 equipes finalistas do Ideathon Agro, realizado durante a Agrotins 2025.

As equipes devem ser formadas por, no mínimo, um servidor efetivo e dois estudantes de graduação do IFTO, sendo obrigatoriamente lideradas por um estudante. As propostas podem ser classificadas como produto, serviço ou processo.

As inscrições estão abertas até o dia 10 de agosto, por meio do preenchimento de um formulário online, a ser submetido pelo estudante líder. Também é necessário o envio de um vídeo pitch, com duração máxima de 3 minutos, gravado na horizontal e, preferencialmente, em resolução Full HD.

Os projetos selecionados participarão de 15 encontros ao longo do programa, incluindo:

  • 7 encontros coletivos com todas as equipes,

  • 7 mentorias individuais com especialistas,

  • 1 encontro de apresentação para investidores e parceiros.

O resultado parcial será divulgado em 18 de agosto, e o resultado final no dia 21 de agosto. As atividades do programa terão início em 3 de setembro, com o primeiro encontro online.

Mais informações e detalhes sobre os critérios de seleção estão disponíveis no edital publicado pelo IFTO.

Fonte: AF Noticias