Bate-boca entre vereadores sobre independência política gera tensão na Câmara de Colinas
O retorno das atividades na Câmara Municipal de Colinas do Tocantins foi marcado por um forte embate entre vereadores, durante a sessão ocorrida nesta segunda-feira (4). O que seria apenas uma discussão sobre a necessidade de criação da Secretaria Municipal da Mulher acabou se ampliando para debates sobre a independência dos parlamentares e seus posicionamentos políticos.
O episódio evidenciou o atual cenário político nos bastidores de Colinas, com indícios de uma possível perda de aliados por parte da base do prefeito Josemar Kasarim (UB), além de articulações voltadas para as próximas eleições.
Tudo começou quando a vereadora Professora Elma utilizou a tribuna para cobrar a criação da Secretaria da Mulher no município, citando dados alarmantes de violência contra a mulher. “A proposta, assinada por outros parlamentares, representa um clamor coletivo por uma política de enfrentamento real, técnica, permanente e eficaz. Não retorno à tribuna por essa indicação, pois ela já foi feita. O dever constitucional já foi cumprido por esta Casa, mas o Executivo municipal não tomou nenhuma providência”, declarou.
Elma reforçou que a ausência da secretaria impede o município de acessar recursos federais e estaduais específicos para políticas de enfrentamento à violência de gênero.
VEREADORES INDEPENDENTES
A vereadora Naiara Miranda (MDB) apoiou a fala da colega, destacando a importância da campanha Agosto Lilás. No entanto, aproveitou para afirmar que o número de vereadores independentes havia aumentado na Câmara, indicando uma mudança de cenário e o início de um novo capítulo na história política de Colinas.
“Nos últimos meses, algo importante aconteceu nesta Casa: o número de vereadores independentes cresceu. Agora, são mais vozes comprometidas em promover um debate firme, técnico e sempre pautado pelo interesse público. Isso não é apenas uma mudança de cenário, é um novo capítulo na história política de Colinas. Quero deixar claro que isso não significa divisão, mas sim fortalecimento da democracia. Porque democracia de verdade não se faz com silêncio ou unanimidade forçada, mas com pluralidade, confronto de ideias e respeito às diferenças. Seguiremos firmes no nosso papel: fiscalizar, cobrar, propor, denunciar o que for necessário e apoiar tudo o que for bom para a população”, afirmou.
COLEGA REAGE AO DISCURSO DE INDEPENDÊNCIA
A declaração da vereadora Naiara Miranda não agradou ao vereador Gildeon Morais, que reagiu firmemente ao discurso da parlamentar sobre independência política.
“O número de vereadores independentes é 13. Todos nós somos independentes e cada um tem o direito de escolher seu caminho. Eu escolhi apoiar o prefeito que mais fez por Colinas. Quero deixar claro para Vossa Excelência que, quando a senhora diz que agora surgiu um grupo de vereadores independentes, o que exatamente está querendo dizer? Quer dizer que agora vocês todos têm o rabo preso? Quem está apoiando o Kasarim quer dizer que tem o rabo preso? Que quem apoia o prefeito tem rabo preso? Não, vereadora, não se trata disso. Essa é a minha opinião, assim como é sua opinião apoiar o deputado da senhora”, retrucou.
Gildeon Morais ainda solicitou que a base governista se manifestasse sobre as declarações e relembrou que votou favoravelmente ao projeto de criação da Secretaria da Mulher. “Acredito que deveria ser criada uma secretaria, mas o município entendeu por bem criar uma diretoria. Eu também apoiei, tanto que votei no seu projeto. Em momento algum fui contra.”
Ele continuou: “Dizer que apenas um grupo é independente é molecagem. Vossa Senhoria também não é independente, pois só fala aquilo que é conduzido pelo celular. Peço com muito carinho e respeito: respeitem cada um dos vereadores e o trabalho deste parlamentar também”, completou, em tom exaltado.
Por fim, o vereador afirmou que tinha o direito de falar no tom que quisesse e negou ter feito qualquer ataque à vida pessoal da vereadora.
A SEGUNDA VEZ
Essa não foi a primeira discussão envolvendo o tema “independência parlamentar” na Câmara de Colinas. Na ocasião anterior, o centro da polêmica foi o próprio prefeito Kasarim, que fez uma declaração em tom de ameaça contra a vereadora Naiara Miranda (MDB).
“Tu te prepara porque aqui a bala pega”, disse o prefeito, após a parlamentar ter usado a tribuna para declarar que faria um mandato independente em relação ao Executivo. O Ministério Público decidiu investigar o caso.
Fonte: AF Noticias