DestaqueEstado

Entre 200 mil candidatos, estudante de Araguaína consquista bolsa de mestrado britânico

Notícias do Tocantins – Estudante de Araguaína, Maria Catarina Cardoso Ferreira, 29 anos, acaba de entrar para a elite mundial da educação ao conquistar a prestigiada bolsa Chevening — uma das mais concorridas e reconhecidas bolsas de estudo do mundo, oferecida pelo governo do Reino Unido. Em sua primeira tentativa, ela superou mais de 200 mil candidatos globais, mostrando que talento e determinação não conhecem fronteiras nem limitações geográficas.

Após mais de dois anos de muita dedicação, esforço e longos processos de aplicação para bolsas no exterior, ela se tornou a 4ª tocantinense a conseguir o feito na história do estado.

Catarina é filha de Willians e Edivânia. Neta de Erotides, Lindolfo, Eunice e Vilarim. Famílias migrantes do Maranhão e da Bahia, que fizeram do Tocantins sua morada. Ela estudou no Colégio UniPositivo – Professor Ferraz, cursou Psicologia no UNITPAC e Física na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Em Araguaína, a estudante já desenvolveu projetos voluntários de acolhimento e saúde mental com os refugiados no Departamento de Políticas Públicas Setoriais (SEMASTH) e participou de projetos voltados para a divulgação científica nas escolas da cidade.

“Minhas famílias vieram de um lugar onde a escassez de educação e a pobreza eram rotina. Por isso, sinto muito orgulho das minhas raízes e da trajetória árdua e vencedora da minha família. Em minhas veias correm sangue nordestino e nortista. Se sou o que sou, devo a todos eles. Essa conquista é para todos os meus que tinham o sonho de estudar, mas não tiveram a oportunidade”, declarou Maria Catarina.

Nascida e criada no norte do Tocantins, Maria Catarina nunca teve acesso aos mesmos recursos das grandes capitais — não cursou universidades renomadas nem teve os melhores estágios ou investimentos em pesquisa. Por muito tempo, acreditou que oportunidades como a bolsa Chevening não seriam para ela. “Em 2019, sonhava com isso, mas achava que meu perfil não era o de sucesso esperado. Esse pensamento me paralisou por um tempo”, conta.

OUTRAS APROVAÇÕES

Além da bolsa, Maria foi aceita em três programas de mestrado no Reino Unido: MSc em Migration Studies pela Universidade de Oxford, MSc em Social Psychology na University of Edinburgh e MSc em Global Migrations and Social Justice na University of Glasgow. Para ela, estudar migração é mais que uma carreira — é uma missão que reflete sua própria história e compromisso social.

“Tenho muito orgulho de representar o Tocantins, a região amazônica e o Norte do Brasil. Quero usar essa conquista para incentivar a educação no nosso estado, promover um acolhimento mais humanizado a refugiados e migrantes em Araguaína e mostrar que podemos ocupar espaços antes considerados inalcançáveis”, afirma.

SÓ 4 TOCANTINENSES NA HISTÓRIA

Em 40 anos de bolsa, apenas quatro tocantinenses tiveram essa oportunidade (1991, 1998, 2018 e agora em 2025). “Tenho muito orgulho em ser tocantinense, ser filha do Rio Araguaia e Tocantins, ser filha da região amazônica e ter sangue nortista. Minha grande missão em receber esse título é incentivar cada vez mais a educação no nosso estado, fortalecer um acolhimento humanizado aos refugiados e migrantes em Araguaína, e disseminar a importância de fortalecer o pensamento de que nós somos capazes de ocupar espaços que pensamos ser impossíveis”, declarou.

Bolsa Chevening

A Bolsa Chevening é o programa de bolsas de estudo global do governo britânico, financiado pelo Ministério das Relações Exteriores, da Commonwealth e do Desenvolvimento (FCDO) e por organizações parceiras. Com uma taxa de aprovação de apenas 2%, é um dos programas mais prestigiados e concorridos do mundo.

O Chevening é destinado a potenciais líderes que desejam cursar mestrado no Reino Unido. A bolsa valoriza as pessoas pela sua trajetória, impacto, ideias e paixão, e já financiou os estudos de indivíduos que se tornaram presidentes, secretários de governo, ministros e agentes de transformação em países em desenvolvimento.

Fonte: AF Noticias