Ex-prefeito de Piraquê vira secretário de Assuntos Institucionais; Otoniel vai para a Ageto
Notícias do Tocantins – Dois ex-prefeitos foram nomeados para cargos estratégicos no Governo do Tocantins pelo governador em exercício Laurez Moreira (PSD), nesta sexta-feira (19). As nomeações, publicadas no Diário Oficial e válidas a partir de 20 de setembro, fazem parte do processo de recomposição de equipes do governo.
Para o cargo de Secretário de Estado de Assuntos Institucionais, foi escolhido Eduardo dos Santos Sobrinho, ex-prefeito de Piraquê por dois mandatos consecutivos. A pasta tem como missão promover a articulação com lideranças e construir pontes políticas.
Já na Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (AGETO), Laurez nomeou como vice-presidente executivo o ex-prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade Costa. Ele é irmão do deputado federal Antônio Andrade, que até recentemente era considerado um grande aliado do governador afastado Wanderlei Barbosa, ambos do Republicanos. Nos últimos dias, no entanto, o parlamentar participou de eventos públicos ao lado de Laurez Moreira, indicando uma reconfiguração das alianças políticas no Estado.
Por outro lado, o ex-prefeito Altamirando Zequinha Gonçalves, de Taguatinga, foi exonerado do cargo de Assessor Especial do Gabinete do Governador.
Eduardo dos Santos Sobrinho, secretário de Estado de Assuntos Institucionais
Natural de Nazaré/TO, Eduardo dos Santos Sobrinho é bacharel em Ciências Contábeis pelo Itpac de Araguaína. Policial civil aposentado, possui mais de 31 anos de serviços prestados à segurança pública. Foi vereador do município de Piraquê, no mandato de 2005 a 2008. Posteriormente, foi eleito vice-prefeito e, em seguida, prefeito da cidade, cargo que exerceu por dois mandatos consecutivos.
Otoniel Andrade Costa, vice-presidente executivo da Ageto
Otoniel Andrade Costa é engenheiro civil formado pela Universidade Católica de Goiás. Iniciou sua carreira política como deputado estadual, exercendo mandato entre 1990 e 1996. Em 1997, assumiu a prefeitura de Porto Nacional, sendo reeleito em 2000.
Foi superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em 2008 e da Valec, entre 2009 e 2010, atuando na construção da Ferrovia Norte-Sul. Em 2013, retornou ao cargo de prefeito de Porto Nacional, cumprindo mandato até 2016.
Também foi secretário extraordinário de Políticas de Governo Descentralizadas do Estado do Tocantins. Ao longo de sua trajetória, construiu uma carreira marcada pela experiência técnica como engenheiro civil e pela ampla atuação política.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.
Fonte: AF Noticias