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É inaceitável esperar meses por consulta, dispara promotor sobre caos na saúde em Palmas

Não é aceitável que uma pessoa espere meses por uma consulta com um especialista em Palmas.” A declaração contundente foi feita pelo promotor de Justiça Thiago Vilela, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde) do Ministério Público do Tocantins (MPTO), durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Palmas, nesta quinta-feira (25/9).

O encontro teve como pauta a prestação de contas do segundo quadrimestre de 2025 do Sistema Único de Saúde (SUS) e reuniu vereadores, gestores municipais, representantes do Conselho Municipal de Saúde, profissionais da saúde e membros da sociedade civil. O prefeito da capital é Eduardo Siqueira Campos (Podemos).

Críticas à demora e cobrança por eficiência

Na avaliação do promotor, é urgente melhorar a gestão da saúde em Palmas, com foco na ampliação do acesso a consultas, exames e atendimentos especializados. “É preciso otimizar os recursos e ampliar a oferta de consultas, garantindo diagnóstico e tratamento no tempo certo”, ressaltou.

Além da fila de espera para consultas, o representante do MPTO chamou atenção para o andamento lento das reformas em unidades de saúde e a necessidade imediata de construir o Hospital Municipal de Palmas.

Segundo ele, a obra não pode ser vista apenas como infraestrutura: “O novo hospital não é só tijolo e cimento, é um investimento na vida e na dignidade das pessoas.”

Transparência e participação popular

A audiência pública buscou garantir transparência no uso dos recursos públicos e ouvir as demandas da população sobre os serviços prestados pelo SUS na capital.

Ao final, Thiago Vilela reforçou o papel do MPTO como canal de fiscalização e defesa da cidadania: “A população pode e deve denunciar ao MPTO, para que possamos ter uma saúde pública melhor.”

Como denunciar

Cidadãos que enfrentarem problemas relacionados ao SUS podem acionar o Ministério Público de diversas formas:

  • presencialmente, nas unidades do MPTO em todo o Estado, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h;
  • pelo aplicativo MPTO Cidadão;
  • pelo telefone da Ouvidoria 127;
  • via WhatsApp (63) 99100-2720;
  • ou no site oficial: mpto.mp.br/ouvidoria.

Fonte: AF Noticias